Pular para o conteúdo principal

Bolsonaro e o jogo eleitoral


   P'ra quem ainda tinha dúvida sobre o papel do partido político e a importância do sujeito político que se filia, o senador piauiense Ciro Nogueira, presidente nacional do partido Progressistas (ex-PP), mostrou p'ra que servem um e outro. A informação de que o partido vai apoiar a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (Ufa! Vai passar...), dada pelo próprio líder maior do ex-PP, quando faltam ainda 2 anos, mostra o jogo de interesses que é uma eleição presidencial (pelo que se sabe de outros exemplos, em todo o mundo). Na verdade, uma desavergonhada troca de favores e serviços, em prol de uns e contra outros, sem razões morais.
   Pois é: o senador não está preocupado se o presidente é ou não um bom chefe de Estado; um bom chefe de Governo; se está ou não desempenhando bem a função; se corresponde à sua missão de responsável pelo país e o seu povo. Claro que não! Se assim fosse, não seria o que está sendo, ô senador! E então? Como vai ser? É continuar como está p'ra ver como é que fica? Não seria o correto! Afinal, cá entre nós, o que será que o presidente do Progressistas sabe e nós não sabemos sobre o que faz o presidente da República? Hein? Estranho! Pelo que a gente lê todo dia, o que ele sabe fazer é confusão! E, sempre, aglomerações! 
   O piauiense Ciro Nogueira deve ter um bom trunfo na manga da camisa. Ele se deu bem com o ex-presidente Michel Temer e, também, está se dando com o Boçalnaro. O incompreensível, agora, é essa admiração pelo capitão que ele diz apoiar a reeleição, em 22. Será que é dinheiro na conta? Ele já é muito rico, mas um pouco mais (ou muito mais) nunca é demais! É o jogo, né? E o resto, como é que fica? Certamente, ele confia no taco, que até agora tem acertado na bola 7. O importante, agora, é o senador não perder a parte dele nesse jogo da sucessão.
   Vamos ensaiar um pouco o jogo em questão; vamos raciocinar friamente sobre o assunto: o presidente da República precisa mesmo ser um bom chefe de Governo e bom chefe de Estado? Precisa mesmo ser responsável pelo país e o seu povo? E desempenhar bem sua função? P'ra esse jogo, a resposta é NÃO! Precisa, mesmo, é praticar bem o toma-lá-dá-cá e manter maioria no Congresso (no caso, relacionar-se bem com o 'centrão'); concentrar força política e, assim, manter a liderança; angariar cada vez mais apoio popular; e, obviamente, adotar medidas popularescas, não esquecendo, porém, de que lideranças políticas regionais são da maior importância e merecem prestígio palaciano, não é, ô senador Ciro?   (et)    

  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Portal AZ\ Censura continua...

   Teresina está completando nesta 4ª feira 13 dias com um dos seus principais portais de notícias - o Portal AZ - sendo divulgado com a mensagem "estamos sob censura" e a foto do seu diretor, na 1ª página, com uma tarja preta sobre a boca e a informação de que ele está preso e não pode escrever sua coluna - aliás, o material jornalístico mais lido, todos os dias, há mais de 20 anos, em todo o PI. Arimateia Azevedo - o preso - já é uma tradição nessa prática de ser perseguido e ter matérias fora de circulação; é comum, aqui em Teresina, ele ganhar causas na Justiça, quase todos os meses. A censura à liberdade de expressão - pior tipo de censura à imprensa - está sempre no seu encalço e é sempre vencida pela Constituição. Daí a estranheza de, agora, essa carta não ter sido cumprida.    Já escrevi aqui perguntando 'Cadê o CNJ?' 'Cadê a Constituição?' Ora, não é estranho a gente ler na Carta Magna que é proibida a censura à imprensa e, no entanto, ler em uma...

Bolsonaro\ covid-19\ mortes

   "E daí, querem que eu faça o quê?" Com essa indagação, o presidente Jair Bolsonaro (ufa, é Lei!) comentou o fato de o Brasil ter ultrapassado a China, nesta terça-feira, no número de mortos vítimas do vírus covid-19. Ora, presidente, quem pode quase tudo (como é o seu caso) pergunta o que fazer ao mundo, como se todos tivessem a resposta pronta! De quem foi a ideia de governar o país? Não foi sua, não?! Claro que não, né? Lá no fundo da sua cabecinha de capitão reformado do Exército, atleta imbatível, governar seria só ir ao Palácio do Planalto, todos os dias, e assinar a papelada  preparada pela assessoria, né? Óia no que deu, hein! Governar, presidente, é - principalmente - autorizar fazer certo! Pois é: o Ministério da Saúde informou, oficialmente, que já havia na 3ª feira 5.017 pessoas mortas no país por causa do covid-19. E, aqui no Brail, os casos confirmados estão mais concentrados na  Região Sudeste. Lá na China, os primeiros casos confirmados do novo c...