Pular para o conteúdo principal

Democracia atacada por Bolsonaro


    'Taí, gente! P'ra ninguém dizer que é perseguição a toa ao presidente, a crítica agora parte de uma importante autoridade, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso. Ele, que é também ministro do Supremo Tribunal Federal, fez áspera crítica ao presidente Jair Bolsonaro (Ufa! Vai passar), nesta 4ª feira, ao falar em um webinário - promovido pela Fundação Fernando Henrique Cardoso - com Dieter Grimm, ex-membro da Corte Constitucional da Alemanha, sobre "Respostas Constitucionais a Retrocessos na Democracia". Barroso se disse à vontade, já que ali poderia falar o que usualmente não pode. 
   O presidente do TSE afirmou que a democracia brasileira "vem sendo atacada pelo próprio presidente da República - sem citar o nome - e o seu entorno", mas que "tem se mantido resiliente pela própria ação da imprensa, que é plural e crítica, e muito contribuiu para a resiliência da nossa democracia". Essa reação do ministro Barroso, apropriada e oportuna, vem justamente quando Boçalnaro volta-se de novo contra a imprensa, como ocorreu no último final de semana.
    Ao ser perguntado sobre depósitos de Fabrício Queiroz na conta da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, o capitão respondeu ao repórter que tinha vontade de "encher a sua boca de porrada". E um dia depois, voltou a atacar a imprensa, usando o termo "bundão" para se referir a jornalistas. Por essas e outras, o ministro do STF falou no webinário que "também setores da sociedade civil têm reagido às manifestações autoritárias do presidente e de pessoas próximas a ele", que até invocam a volta da tortura e da ditadura militar. Mas Barroso lembra que "a reação da sociedade também mantém a resiliência da democracia brasileira".
    O presidente do TSE advertiu para que "devemos estar alertas para atravessar esses tempos difíceis, preservando a integridade da nossa democracia" E citou que, mesmo com um presidente que defende a ditadura militar e fala em tortura, "ninguém considera uma solução (de enfrentamento) diferente do que prega a Constituição", e que "isso é muito positivo" para qualquer democracia.
    Mas o presidente acha que a imprensa fala dele por birra. Por exemplo, disse em Ipatinga\Minas Gerais que "no dia em que eu for elogiado pela imprensa, podem saber que o Brasil está indo mal". Sem máscara, Boçalnaro voltou a causar aglomeração, e posou para fotos com funcionários da empresa que visitava.  E atentem que Ipatinga é a 3ª cidade mineira com maior número de casos de covid-19, segundo boletim divulgado nesta 4ª feira pela Secretaria da Saúde.         (et)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Portal AZ\ Censura continua...

   Teresina está completando nesta 4ª feira 13 dias com um dos seus principais portais de notícias - o Portal AZ - sendo divulgado com a mensagem "estamos sob censura" e a foto do seu diretor, na 1ª página, com uma tarja preta sobre a boca e a informação de que ele está preso e não pode escrever sua coluna - aliás, o material jornalístico mais lido, todos os dias, há mais de 20 anos, em todo o PI. Arimateia Azevedo - o preso - já é uma tradição nessa prática de ser perseguido e ter matérias fora de circulação; é comum, aqui em Teresina, ele ganhar causas na Justiça, quase todos os meses. A censura à liberdade de expressão - pior tipo de censura à imprensa - está sempre no seu encalço e é sempre vencida pela Constituição. Daí a estranheza de, agora, essa carta não ter sido cumprida.    Já escrevi aqui perguntando 'Cadê o CNJ?' 'Cadê a Constituição?' Ora, não é estranho a gente ler na Carta Magna que é proibida a censura à imprensa e, no entanto, ler em uma...

Bolsonaro\ covid-19\ mortes

   "E daí, querem que eu faça o quê?" Com essa indagação, o presidente Jair Bolsonaro (ufa, é Lei!) comentou o fato de o Brasil ter ultrapassado a China, nesta terça-feira, no número de mortos vítimas do vírus covid-19. Ora, presidente, quem pode quase tudo (como é o seu caso) pergunta o que fazer ao mundo, como se todos tivessem a resposta pronta! De quem foi a ideia de governar o país? Não foi sua, não?! Claro que não, né? Lá no fundo da sua cabecinha de capitão reformado do Exército, atleta imbatível, governar seria só ir ao Palácio do Planalto, todos os dias, e assinar a papelada  preparada pela assessoria, né? Óia no que deu, hein! Governar, presidente, é - principalmente - autorizar fazer certo! Pois é: o Ministério da Saúde informou, oficialmente, que já havia na 3ª feira 5.017 pessoas mortas no país por causa do covid-19. E, aqui no Brail, os casos confirmados estão mais concentrados na  Região Sudeste. Lá na China, os primeiros casos confirmados do novo c...