Pular para o conteúdo principal

Cadê o CNJ? Cadê a Constituição?


   Socorram-me, por favor! Como fazer valer a Constituição, gente? Temos um Conselho Nacional de Justiça. Mas p'ra que serve? Um juiz pode dizer 'eu proíbo'? Não! (imaginava eu). No Piauí, porém, 'tá acontecendo. Talvez outros absurdos também ocorram por aí e a gente ignora. Vejam que alguns absurdos em princípio inimagináveis estão aí, patentes. Por exemplo, em reunião ministerial (coisa séria, pensava eu), um ministro de Estado (Poder Executivo) chama de "vagabundos" os ministros de outro Poder - o Judiciário (membros do Supremo Tribunal Federal) -, e afirma que "todos eles" deveriam ser presos.
   Falou apontando p'ra área atrás de onde estava, ou seja: a Praça dos 3 Poderes, em que (o próprio nome indica) fica também a majestosa sede do Poder Legislativo. Então, 'Todos eles' eram também os deputados e os senadores? Pois bem, em se tratando de quem, duvidar não convém. A guerra dos Poderes, hein! Mas essa é apenas uma das razões do meu pedido de socorro. São muitas, na verdade. E eu, perdido na chapada!
   Naquela mesma reunião, já distante (22\mar), o presidente Jair Bolsonaro (Ufa, vai passar!) deu também o seu passo em falso: conversa-vai-conversa-vem, acabou admitindo que teve mesmo ímpeto de interferência política na Polícia Federal, que não lhe prestava informações secretas sobre ações no STF que envolviam sua família. Meu Deus! (força de expressão cravada pelo Vaticano). Quanta desfaçatez! E nesse vai-vem, desde bem antes da tal reunião ministerial, era constante - e ainda é - o presidente Boçalnaro aproximar-se dos simpatizantes, na cerca da entrada do Palácio da Alvorada, distribuir apertos de mão, abraçar e conversar, descumprindo ordem oficial de proteção contra covid-19 com máscara e, assim, arriscando contrair o vírus ou (sendo assintomático) contaminar outras pessoas.
   Pois é, caro leitor, tudo acontecendo há tanto tempo - de modo mais desavergonhado -, o mais naturalmente possível, como a coisa mais comum do reinado boçalnarista, e - o pior - sem qualquer punição nem mesmo informal a quem quer que seja. E agora, agravando as coisas - aonde vamos, todos os santos? (São tantos, né?) -, o capitão\presidente sugere à população invadir hospitais p'ra verificar se os leitos estão mesmo ocupados.  Por nossa senhora da letra miúda, que absurdo! E aonde jogaram a Constituição do Brasil, aprovada em outubro\88, que acompanhei até mesmo as sessões que varavam as madrugadas?
   Em se falando de Constituição, eis um bom exemplo de perfeita violação legal no Brasil, não só em nível federal (mais uma razão do meu pedido de socorro). Agora mesmo, desde 6ª feira\12, o Portal AZ de Teresina\PI é divulgado com foto, na 1ª página, do seu diretor com uma tarja preta na boca; a mensgem "Estamos sob censura" e a informação de que ele "está preso e não pode escrever sua coluna". Pô, gente, repito: cadê a Constituição?! E mais: o juiz que ordenou a prisão teve a ousadia de proibir qualquer informação sobre o motivo da ação e qualquer dado sobre o autor, nem mesmo nome. SOCORRO!     (et)  

   


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Portal AZ\ Censura continua...

   Teresina está completando nesta 4ª feira 13 dias com um dos seus principais portais de notícias - o Portal AZ - sendo divulgado com a mensagem "estamos sob censura" e a foto do seu diretor, na 1ª página, com uma tarja preta sobre a boca e a informação de que ele está preso e não pode escrever sua coluna - aliás, o material jornalístico mais lido, todos os dias, há mais de 20 anos, em todo o PI. Arimateia Azevedo - o preso - já é uma tradição nessa prática de ser perseguido e ter matérias fora de circulação; é comum, aqui em Teresina, ele ganhar causas na Justiça, quase todos os meses. A censura à liberdade de expressão - pior tipo de censura à imprensa - está sempre no seu encalço e é sempre vencida pela Constituição. Daí a estranheza de, agora, essa carta não ter sido cumprida.    Já escrevi aqui perguntando 'Cadê o CNJ?' 'Cadê a Constituição?' Ora, não é estranho a gente ler na Carta Magna que é proibida a censura à imprensa e, no entanto, ler em uma...

Bolsonaro\ Malfeitor da humanidade

   O prersidente Jair Bolsonaro (Ufa! Vai passar) é considerado malfeitor da humanidade por um grupo de entidades sindicais brasileiras, que, no domingo\26, moveu ação contra ele, no TPI (Tribunal Penal Internacional) de Haia (Holanda), acusando-o de crime contra a humanidade. Por exemplo, a Rede Sindical Brasileira Unisaúde, formada por associações de saúde e que representa mais de um milhão de trabalhadores, acusa Boçalnaro  de "falhas graves e mortais" no combate à covid-19, adotando u'a  "postura negligente e irresponsável", fazendo com que o Brasil chegasse "à marca de mais de 80 mil mortes por essa doença".    A  Unisaúde é coordenada pela UNI-Americas, braço regional da UNI-Global Union, federação sindical que representa mais de 20 milhões de trabalhadores em saúde, em cerca de 150 países. O  secretário regional da UNI-Americas, Marcio Monzane. acha que "buscar a Corte Internacional é uma medida drástica", mas que "os brasileiros ...