Pular para o conteúdo principal

Bolsonaro\ Manifestações, não


   O presidente Jair Bolsonaro (ufa, vai passar...) afirmou, nesta quinta-feira, que as pesssos contra seu governo são "idiotas, marginais e viciados". E pediu que quem apoia seu governo não vá às ruas neste domingo, como aconteceu em outros finais de semana. "O pessoal de verde e amarelo, que é patriota, que pensa no seu país, que é conservador, que trabalha; os que são liberais, que acreditam que o Brasil pode ficar melhor pelo trabalho, não compareçam ao movimento desse pessoal que não tem nada a oferecer para nós". E partiu para o ataque: "São um bando de marginais; muitos, viciados; outros, com costumes que não condizem com a maioria da sociedade brasileira; só querem tumultuar". 
    Daí para a acusação infundada de ladrão foi um passo (e pior: passo em falso de chamar estudante de 'idiota inútil'. Coisa de quem não conhece universidade. Afinal, estudante é, na verdade, promessa de produção; de desenvolvimento científico e tecnológico). Porém, para o capitão, não é assim. "Esse pessoal não tem nada a oferecer. Se você pegar cem desses aí, a maioria é de estudantes. Se aplicar a prova do Enem neles, acho que ninguém tira cinco", opinou Boçalnaro, frisando: "São um bando de idiotas, que não servem p'ra nada". E, ainda, se meteu a dar conselhos: "Os pais devem controlar os filhos e, então, não permitir que participem dessas manifestações malucas contrárias ao meu governo".

   "Filho da gente pode errar", continuou o capitão. "Mas, quem puder exercer o controle dos filhos, exerça, para não deixa-los participar de um movimento como esse. Alguns vão dizer que eu 'tô cerceando a liberdade, mas isso não é liberdade de expressão. O cara vai é p'ra um quebra-quebra". E Boçalnaro estendeu aos estudantes que foram ao exterior as críticas por manifestações contra o governo. "Muitos desses garotos são usados como massa de manobra; cada um como mais um idiota útil, que vai estar lá comandado por um agitador profissional, que fez curso fora do Brasil. Vejam o que fizeram lá no Chile".

   Antes de encerrar seu recado,o presidente Boçalnaro reforçou o apelo para que seus seguidores não compareçam às ruas neste domino, repetindo que as pessoas contrárias ao governo - chamadas agora por novo apelido - querem mesmo é "roubar a liberdade" dos outros cidadãos: "Pessoal, no domingo, ninguém comparece; é um pedido meu. Vamos ficar ligados, que esse pessoal do antifas, os antifascistas (novo nome dos black-locs) quer mesmo é roubar a tua liberdade". Ô, coitado, o rei da cocada preta, hein! Mas a assessoria do Palácio anunciou que "auxiliares do presidente aguardam com expectativa" o domingo, para "aferir o tamanho da oposição que o governo enfrenta nas ruas". Ah, que nada! Eles querem é avaliar o poder do Boçalnaro, que, antes, conseguiu grande mobilização.     (et)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Portal AZ\ Censura continua...

   Teresina está completando nesta 4ª feira 13 dias com um dos seus principais portais de notícias - o Portal AZ - sendo divulgado com a mensagem "estamos sob censura" e a foto do seu diretor, na 1ª página, com uma tarja preta sobre a boca e a informação de que ele está preso e não pode escrever sua coluna - aliás, o material jornalístico mais lido, todos os dias, há mais de 20 anos, em todo o PI. Arimateia Azevedo - o preso - já é uma tradição nessa prática de ser perseguido e ter matérias fora de circulação; é comum, aqui em Teresina, ele ganhar causas na Justiça, quase todos os meses. A censura à liberdade de expressão - pior tipo de censura à imprensa - está sempre no seu encalço e é sempre vencida pela Constituição. Daí a estranheza de, agora, essa carta não ter sido cumprida.    Já escrevi aqui perguntando 'Cadê o CNJ?' 'Cadê a Constituição?' Ora, não é estranho a gente ler na Carta Magna que é proibida a censura à imprensa e, no entanto, ler em uma...

Bolsonaro\ covid-19\ mortes

   "E daí, querem que eu faça o quê?" Com essa indagação, o presidente Jair Bolsonaro (ufa, é Lei!) comentou o fato de o Brasil ter ultrapassado a China, nesta terça-feira, no número de mortos vítimas do vírus covid-19. Ora, presidente, quem pode quase tudo (como é o seu caso) pergunta o que fazer ao mundo, como se todos tivessem a resposta pronta! De quem foi a ideia de governar o país? Não foi sua, não?! Claro que não, né? Lá no fundo da sua cabecinha de capitão reformado do Exército, atleta imbatível, governar seria só ir ao Palácio do Planalto, todos os dias, e assinar a papelada  preparada pela assessoria, né? Óia no que deu, hein! Governar, presidente, é - principalmente - autorizar fazer certo! Pois é: o Ministério da Saúde informou, oficialmente, que já havia na 3ª feira 5.017 pessoas mortas no país por causa do covid-19. E, aqui no Brail, os casos confirmados estão mais concentrados na  Região Sudeste. Lá na China, os primeiros casos confirmados do novo c...