Pular para o conteúdo principal

Os governaores e a invasão de hospitais


   Em carta ao presidente Jair Bolsonaro (ufa, vai passar!) - aberta com a informação de que sua luta tem sido "em condições muito difíceis" -, os 9 governadores dos Estados da Região Nordeste do Brasil condenaram o presidente por "usar as redes sociais para incentivar as pessoas a invadir hospitais", em todo o país, "indo de encontro a todos os protocolos médicos, desrespeitando profissionais e colocando em risco as vidas das pessoas, em especial as  internadas nessas unidades de saúde". Porém, o Governo federal - afirmam os governadores - "adotou o negacionismo como prática e insiste em não reconhecer a grave crise sanitária enfrentada pelo Brasil".
   Com o "rápido agravamento da pandemia" - continua a carta -, "foi graças à ampliação da rede pública de saúde, executada essencialmente pelos Estados, que o país conseguiu alcançar a marca de 345 mil pessoas recuperadas da Covid-19, apesar das mais de 41 mil vidas lamentavelmente perdidas". E desde o início da pandemia - dizem os governadores - "o Nordeste tem buscado atuação coordenada com o Governo Federal, mas com escassos resultados, mesmo diante dos trágicos números registrados", que colocam o Brasil como o segundo, em todo o mundo, com o maior número de casos  do coronavid registrados.
   Assim - escrevem os governadores -, o presidente Boçalnaro "segue o mesmo método inconsequente que o levou a incentivar aglomerações por todo o país, contrariando as orientações científicas, bem como a estimular agressões a jornalistas e veículos de comunicação, violando a liberdade de imprensa garantida pela Constituição". E, também, "instaura-se no Brasil uma inusitada e preocupante situação de ameaças políticas e estranhos anúncios prévios de operação policial, intensificando ações contra governadores, sem haver uma prévia oitiva dos investigados nem mesmo a requisição de documentos".
   Na longa carta ao presidente, os governadores lamentam o que chamam de "absurda presunção" de que "todas as compras neste período de pandemia fossem fraudadas e os governadores de tudo soubessem". Por isso, eles se colocam "à disposição para fornecer TODOS os processos administrativos para análise de qualquer órgão isento, no âmbito do Poder Judiciário e dos Tribunais de Contas".
   Gente, a razão básica da carta (recado do presidente p'ra o povo invadir hospitais e verificar se os leitos estão realmente ocupados) é coisa séria e preocupante - ou extremamente preocupante -, que deveria provocar, sim, a invasão era do Palácio do Planalto e a expulsão de lá do capitão Boçalnaro, o atleta do Exército que "uma gripezinha" não derruba. Pensem bem: a população invadir hospitais, sob a bênção do presidente! Que coisa mais absurda! O que será 'governar' na cabecinha dele?! O país na iminência de ser campeão do mundo no volume de mortos pelo vírus da covid-19 e o seu presidente orientando o povo p'ra se aglomerar; se juntar mais! Ora, capitão, vamos invadir hospitais e ficar esperando a morte chegar? Não!!!  (et) 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governadores do Nordeste X Bolsonaro

Os governadores dos Estados da Região Nordeste do Brasil, dizendo-se "vítimas recorrentes de ataques injustificáveis" do presidente Jair  Bolsonaro (Ufa! Vai passar...), divulgaram Nota Oficial, na 6ª feira, manifestando "repúdio à mais nova agressão" do capitão  comandante-em-chefe das Forças Armadas brasileiras, que agora agride também o Supremo Tribunal Federal e o seu ministro Luís Roberto Barroso, como "alvos de uma postura virulenta e destrutiva". A nota, assinada pelo presidente do bloco Governadores do Nordeste, Wellington Dias, do Piauí, e também por todos os governantes da região, diz ser "absolutamente inaceitável" que o Brasil enfrente "uma crise tão profunda, que tem provocado tantas perdas, em meio à tentativa de criar falsas guerras, sem argumentos, apenas com falácias e acusações destemperadas". A nota dos governadores é uníssona. no sentido de que toda a região  Nordeste "luta pela vida e pela   superação de um qua

Figuras importantes destoam

   Gente, a coisa começa enfim a degringolar: quando chega a se contradizerem lideranças expressivas de setores expressivos (ou seja: expressões de peso), convém a gente sem qualquer expressão ou pelo menos de pouca expressão se preocupar, notadamente quando os indicativos já davam sinais de algo estranho no ar, em toda essa parafernália de vírus aparentemente fraco matando aos montes em todo o mundo, especialmente nos países mais desenvolvidos, e chefes de Governo ou chefes de Estado (até de grandes potências) também se contradizendo quanto ao acerto ou não de medidas preventivas ou de sanitização a serem adotadas aqui e ali, e autoridades procurando usufruir-se disso.    Pois é: pelo menos em Teresina, o caldeirão ferveu nesta 4ª feira, com uma acusação do presidente da Federação do Comércio do Piauí, Valdeci Cavalcante, vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio, ao governador do Estado e ao prefeito da capital. Ele denunciou que ambos fazem chantagem com a população,

Ministros ignoram decreto no CE

Dois ministros de Estado - o interino da Saúde e a titular do Ministério da Mulher, Família e Direito Humanos - mais a secretária de Trabalho e Educação do Ministério da Saúde participaram nesta 6ª  feira\11, em Fortaleza, de um encontro que descumpriu decreto do governador  do Ceará. Camilo Santana, com restrições contra a covid-19. O  ministro Eduardo Pazuello, a ministra Damares Alves e a  secretária de Gestão  em Trabalho e Educação na Saúde, Mayra Pinheiro, promoveram um encontro sobre Educação em Saúde. A  vigilância sanitária estadual chegou a ser acionada para acompanhar o encontro, mas a equipe permaneceu do lado de fora do auditório, sem, no entanto, impedir a solenidade.  Ao final do encontro, esse episódio foi contado pela secretária Mayra, que louvou a Deus porque "descumprimos o decreto do governador, mas trazendo muitas pessoas de máscaras para salvar vidas no Ceará; para mudar o Brasil". Ela aproveitou para agradecer "à sensibilidade da vigilância, que fi