Pular para o conteúdo principal

Bolsonaro\ Covid19\ STF\ meddas


   Quando o Judiciário estabelece que a última palavra sobre o que vale na jurisdição do Estado ou do município é do governador ou do prefeito, não quer dizer que o presidente da República não possa indicar uma solução para uma questão grave. Não! Aliás, se o país tem um problema sério, o que todos esperam é que o presidente indique a solução. Então, o que o presidente Jair Bolsonaro (ufa, vai passar...) está fazendo é errado! Na verdade, ele está é fugindo da raia; 'tá tirando o dele da reta, ao dizer que as críticas sobre medidas contra o novo coronavírus não devem ser a ele, mas sim aos governadores estaduais e aos prefeitos municipais, como já se pronunciou sobre o assunto o Supremo Tribunal Federal.
   O presidente Boçalnaro usou o twitter, nesta segunda-feira, para rebater críticas sobre a condução das medidas de combate à covid-19, alegando que o STF já decidiu isso, mas, na verdade, ele 'tá é fugindo da responsabilidade de encarar a ação que é seu dever como Chefe de Estado e Chefe de Governo. O capitão afirmou que "forças nada ocultas" tentam "deslegitimá-lo e atrapalhar a governança" (Jânio Quadros atribuiu sua renúncia à ação de "forças ocultas"). Para Boçalnaro, "forças nada ocultas, apoiadas por parte da mídia", o açoitam de várias formas. Mas ele disse confiar em Deus p'ra seguir servindo o seu  país.
   Neste domingo/7, o Brasil registrou quase 700 mil casos de coronavírus e mais de 36 mil mortes por causa da covid-19. E, na semana passada, o nosso país foi indicado, pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como "mau exemplo" nessa pandemia. Mas o presidente Boçalnaro falou à  Nação insistindo em que, "por decisão do STF, as ações de combate à covid-19 (fechamento do comércio e quarentena, por exemplo) são da responsabilidade dos governadores e dos prefeitos". E relembrou que seu governo liberou o auxílio emergencial de 600 reais para trabalhadores informais, além de ter garantido recursos para medidas de combate ao desemprego nos Estados e municípios.     (et)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Portal AZ\ Censura continua...

   Teresina está completando nesta 4ª feira 13 dias com um dos seus principais portais de notícias - o Portal AZ - sendo divulgado com a mensagem "estamos sob censura" e a foto do seu diretor, na 1ª página, com uma tarja preta sobre a boca e a informação de que ele está preso e não pode escrever sua coluna - aliás, o material jornalístico mais lido, todos os dias, há mais de 20 anos, em todo o PI. Arimateia Azevedo - o preso - já é uma tradição nessa prática de ser perseguido e ter matérias fora de circulação; é comum, aqui em Teresina, ele ganhar causas na Justiça, quase todos os meses. A censura à liberdade de expressão - pior tipo de censura à imprensa - está sempre no seu encalço e é sempre vencida pela Constituição. Daí a estranheza de, agora, essa carta não ter sido cumprida.    Já escrevi aqui perguntando 'Cadê o CNJ?' 'Cadê a Constituição?' Ora, não é estranho a gente ler na Carta Magna que é proibida a censura à imprensa e, no entanto, ler em uma...

Bolsonaro\ covid-19\ mortes

   "E daí, querem que eu faça o quê?" Com essa indagação, o presidente Jair Bolsonaro (ufa, é Lei!) comentou o fato de o Brasil ter ultrapassado a China, nesta terça-feira, no número de mortos vítimas do vírus covid-19. Ora, presidente, quem pode quase tudo (como é o seu caso) pergunta o que fazer ao mundo, como se todos tivessem a resposta pronta! De quem foi a ideia de governar o país? Não foi sua, não?! Claro que não, né? Lá no fundo da sua cabecinha de capitão reformado do Exército, atleta imbatível, governar seria só ir ao Palácio do Planalto, todos os dias, e assinar a papelada  preparada pela assessoria, né? Óia no que deu, hein! Governar, presidente, é - principalmente - autorizar fazer certo! Pois é: o Ministério da Saúde informou, oficialmente, que já havia na 3ª feira 5.017 pessoas mortas no país por causa do covid-19. E, aqui no Brail, os casos confirmados estão mais concentrados na  Região Sudeste. Lá na China, os primeiros casos confirmados do novo c...