Pular para o conteúdo principal

Presidência da Câmara\ A dúvida

 

Atenção, que o caldo pode engrossar. Rodrigo Maia, ainda presidente da Câmara dos Deputados - em disputa aberta, já há algum tempo, com o presidente Jair Bolsonaro (Ufa! Vai passar...), pela sucessão nas duas presidências do Legislativo federal (Senado e Câmara) -, agrediu o presidente por duas vezes, neste sábado\9, acusando-o de "covarde" na 1ª vez e afirmando que ele tem culpa na morte de mais de 200 mil brasileiros vítimas do coronavírus, na 2ª etapa da acusação. Rodrigo defende o candidato do Centrão à presidência da casa, paulista Baleia Rossi, e Boçalnaro - porém -  apoia o alagoano Arthur Lira.

Pois é: ataques de Maia a Boçalnaro agradam os deputados de tendência esquerdista, que, com isso,  tornam-se menos envolvidos por apoiar Baleia Rossi a presidente da Câmara, uma candidatura lançada há pouco tempo, ao contrário de Arthur Lira, que há muito vem falando com os colegas da casa sobre isso. Rossi tem poupado o capitão-presidente nas suas críticas e já disse que não pretende, se eleito, abrir o impeachment dele. Aliás, ele confirmou isso no domingo, ao jornal O Estado de São Paulo, e frisou que "esse não é o caminho".  

Tal posicionamento de Rossi acabou desagradando o PT, que, por estreita margem de votos, aprovou apoio ao MDBista, achando que seria por aí o começo da cassação do presidente. E quando Baleia Rossi telefonou à presidente petista, Gleisi Hoffman, ela lhe disse que ele iria perder alguns apoiamentos no partido. Ruim também para o presidente da Câmara, já que ele - Maia - lidera o bloco de partidos que apoiam o candidato do MDB a presidente. 

O certo é que, no frigir dos ovos da sucessão na Câmara dos Deputados, se a eleição fosse hoje, tudo indica que seria eleito o alagoano Arthur Lira, que, por sinal, esteve nesta 3ª feira em Teresina, e foi recebido no Palácio de Karnak pelo governador Wellington Dias. Mas o encontro foi apenas para constar, já que o PT prometeu apoio a Baleia Rossi. No entanto, no meio político piauiense, a previsão é de que Lira terá a maioria dos votos do Estado.    (et) 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Portal AZ\ Censura continua...

   Teresina está completando nesta 4ª feira 13 dias com um dos seus principais portais de notícias - o Portal AZ - sendo divulgado com a mensagem "estamos sob censura" e a foto do seu diretor, na 1ª página, com uma tarja preta sobre a boca e a informação de que ele está preso e não pode escrever sua coluna - aliás, o material jornalístico mais lido, todos os dias, há mais de 20 anos, em todo o PI. Arimateia Azevedo - o preso - já é uma tradição nessa prática de ser perseguido e ter matérias fora de circulação; é comum, aqui em Teresina, ele ganhar causas na Justiça, quase todos os meses. A censura à liberdade de expressão - pior tipo de censura à imprensa - está sempre no seu encalço e é sempre vencida pela Constituição. Daí a estranheza de, agora, essa carta não ter sido cumprida.    Já escrevi aqui perguntando 'Cadê o CNJ?' 'Cadê a Constituição?' Ora, não é estranho a gente ler na Carta Magna que é proibida a censura à imprensa e, no entanto, ler em uma...

Bolsonaro\ covid-19\ mortes

   "E daí, querem que eu faça o quê?" Com essa indagação, o presidente Jair Bolsonaro (ufa, é Lei!) comentou o fato de o Brasil ter ultrapassado a China, nesta terça-feira, no número de mortos vítimas do vírus covid-19. Ora, presidente, quem pode quase tudo (como é o seu caso) pergunta o que fazer ao mundo, como se todos tivessem a resposta pronta! De quem foi a ideia de governar o país? Não foi sua, não?! Claro que não, né? Lá no fundo da sua cabecinha de capitão reformado do Exército, atleta imbatível, governar seria só ir ao Palácio do Planalto, todos os dias, e assinar a papelada  preparada pela assessoria, né? Óia no que deu, hein! Governar, presidente, é - principalmente - autorizar fazer certo! Pois é: o Ministério da Saúde informou, oficialmente, que já havia na 3ª feira 5.017 pessoas mortas no país por causa do covid-19. E, aqui no Brail, os casos confirmados estão mais concentrados na  Região Sudeste. Lá na China, os primeiros casos confirmados do novo c...