Pular para o conteúdo principal

Ford fecha\ Bolsonaro só lamenta

 

O presidente Jair Bolsonaro (Ufa! Vai passar...) falou a admiradores, nesta terça-feira\12,  que a Ford mentiu sobre o fechamento das suas fábricas em Camaçari\BA, Taubaté\SP e Horizonte\CE, provocando mais de 5 mil desempregos. E perguntou:  "O que a Ford quer?" , p'ra ele mesmo responder de imediato: "Faltou a ela dizer a verdade: quer subsídios". Em seguida, Boçalnaro explicou: "Vocês querem que continuemos dando 20 bilhões de reais todo mês p'ra eles, como nos últimos anos? É dinheiro de vocês; impostos que vocês pagam para fabricar carros aqui". E completou: "Lamento, mas a Ford perdeu a concorrência!"

Pois é: depois de quase um século produzindo no Brasil, a Ford anunciou na segunda-feira\ 11 o encerramento de sua produção de veículos aqui no país, nas 3 fábricas citadas. Mas a montadora segue com operações de vendas e assistência técnica, focando em produtos importados. O anúncio de saída da Ford acabou destacando a concessão, no Brasil, de bilhões de incentivos tributários para a indústria automobilística. Por exemplo, entre 2010 e 2020, dados do Ministério da Economia indicam incentivos tributários, aos fabricantes de automóveis, de 43 bilhões e 700 milhões de reais. Os valores de 2018\19\20 são projeções.

Nesse levantamento do Ministério da Economia, cujos dados individuais são sigilosos, os cálculos levam em consideração os incentivos totais para todas as empresas do setor.  E, além desses incentivos de tributos federais, as empresas automobilísticas contam ainda com benefícios concedidos pelos governos estaduais, que, no entanto, não são contabilizados pelo  Ministério. Realmente, é uma mina rica para as montadoras de automóveis, que a maioria dos brasileiros desconhecem e - pior - ignoram quanto cada uma pode retirar. 

Entretanto, o prezado capitão, comandante das Forças Armadas brasileiras, deveria pensar duas vezes antes de dizer "lamento". São mais de 5 mil trabalhadores desempregados, que ficarão sem salários por algum tempo, quiçá por muito tempo, pela falta de empregadores dessa mão de obra especializada. Não daria, Excelência, p'ra negociar? Um pouco, que fosse, já seria um alívio. Ainda dá tempo, capitão; não será demais. Vai ter criança chorando de fome, quando acabar a indenização e o pai - aflito -, como cachorro atrás do rabo.      (et)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Portal AZ\ Censura continua...

   Teresina está completando nesta 4ª feira 13 dias com um dos seus principais portais de notícias - o Portal AZ - sendo divulgado com a mensagem "estamos sob censura" e a foto do seu diretor, na 1ª página, com uma tarja preta sobre a boca e a informação de que ele está preso e não pode escrever sua coluna - aliás, o material jornalístico mais lido, todos os dias, há mais de 20 anos, em todo o PI. Arimateia Azevedo - o preso - já é uma tradição nessa prática de ser perseguido e ter matérias fora de circulação; é comum, aqui em Teresina, ele ganhar causas na Justiça, quase todos os meses. A censura à liberdade de expressão - pior tipo de censura à imprensa - está sempre no seu encalço e é sempre vencida pela Constituição. Daí a estranheza de, agora, essa carta não ter sido cumprida.    Já escrevi aqui perguntando 'Cadê o CNJ?' 'Cadê a Constituição?' Ora, não é estranho a gente ler na Carta Magna que é proibida a censura à imprensa e, no entanto, ler em uma...

Bolsonaro\ covid-19\ mortes

   "E daí, querem que eu faça o quê?" Com essa indagação, o presidente Jair Bolsonaro (ufa, é Lei!) comentou o fato de o Brasil ter ultrapassado a China, nesta terça-feira, no número de mortos vítimas do vírus covid-19. Ora, presidente, quem pode quase tudo (como é o seu caso) pergunta o que fazer ao mundo, como se todos tivessem a resposta pronta! De quem foi a ideia de governar o país? Não foi sua, não?! Claro que não, né? Lá no fundo da sua cabecinha de capitão reformado do Exército, atleta imbatível, governar seria só ir ao Palácio do Planalto, todos os dias, e assinar a papelada  preparada pela assessoria, né? Óia no que deu, hein! Governar, presidente, é - principalmente - autorizar fazer certo! Pois é: o Ministério da Saúde informou, oficialmente, que já havia na 3ª feira 5.017 pessoas mortas no país por causa do covid-19. E, aqui no Brail, os casos confirmados estão mais concentrados na  Região Sudeste. Lá na China, os primeiros casos confirmados do novo c...