Pular para o conteúdo principal

Bolsonaro\ Eleições\ Terror


O presidente Jair Bolsonaro (Ufa! Vai passar...) - condenando mais uma vez a imprensa brasileira, que chamou de 'sem-vergonha' - voltou nesta 5ª feira a prever que, se tivermos votação eletrônica em 2022, "teremos no Brasil uma situação pior do que houve nos Estados Unidos", por "falta de confiança nas eleições". Ora, mas a votação no Brasil é um um sistema mais avançado que nos Estados Unidos. Por que, então, capitão Bolsonaro, será pior aqui do que lá?  Aliás, quando ele foi eleito, se comportou do mesmo modo que, posteriormente, fez seu ídolo, o presidente norte-americano, Donald Trump, denunciando que houve fraude no resultado do pleito. No entanto, da mesma forma que lá, não foi comprovada a denúncia.

Boçalnaro comentou o ataque inédito à democracia americana, na 4ª feira, com a invasão do Congresso por grupos republicanos, para renovar sem provas as suspeitas que propaga sobre a votação eletrônica brasileira. Entretanto, ao  contrário de outros países, que condenaram o episódio, o Brasil não se manifestou. E nesta 5ª feira, Boçalnaro voltou a dizer, no jardim do Palácio da Alvorada, que  "se tivermos o voto impresso em 22, nós vamos ter problema pior que os Estados Unidos", apesar de autoridades americanas negarem essas fraudes.

O comandante em chefe das Forças Armadas brasileiras tentou justificar-se afirmando que, "basicamente, qual foi o problema nos Estados Unidos, a causa dessa crise toda, se não foi a falta de confiança no voto?". E Boçalnaro aproveitou p'ra lançar suas acuações: "Então, lá, o pessoal votou, e potencializaram o voto pelos correios por causa da tal da pandemia e houve gente lá que votou 3, 4 vezes; mortos que votaram; foi uma festa lá; ninguém pode negar. E foi a falta de confiança que levou a esse problema lá. E aqui, se tivermos o voto eletrônico em 22, vai ser  vai ser a mesma coisa", tentou profetizar o capitão Jair Bolsonaro.

Todavia, o capitão já term a seu descrédito u'a promessa de 2020, quando, em março,  prometeu mostrar provas - "brevemente" -  de fraude na eleição de 2018, em que - disse ele - deveria ter sido eleito no 1º turno, e não no 2º. Literalmente, afirmou: "Eu acredito, pelas provas que eu tenho nas minhas mãos, que vou mostrar brevemente, que eu fui eleito em 1º turno. E não é apenas uma palavra; é comprovado". Por isso - frisou - "precisamos, pois, aprovar no Brasil um sistema seguro de apuração de votos em uma eleição", concluiu.

Mas, quase um ano depois, o capitão Bolsonaro nunca apresentou qualquer evidência.  (et)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Portal AZ\ Censura continua...

   Teresina está completando nesta 4ª feira 13 dias com um dos seus principais portais de notícias - o Portal AZ - sendo divulgado com a mensagem "estamos sob censura" e a foto do seu diretor, na 1ª página, com uma tarja preta sobre a boca e a informação de que ele está preso e não pode escrever sua coluna - aliás, o material jornalístico mais lido, todos os dias, há mais de 20 anos, em todo o PI. Arimateia Azevedo - o preso - já é uma tradição nessa prática de ser perseguido e ter matérias fora de circulação; é comum, aqui em Teresina, ele ganhar causas na Justiça, quase todos os meses. A censura à liberdade de expressão - pior tipo de censura à imprensa - está sempre no seu encalço e é sempre vencida pela Constituição. Daí a estranheza de, agora, essa carta não ter sido cumprida.    Já escrevi aqui perguntando 'Cadê o CNJ?' 'Cadê a Constituição?' Ora, não é estranho a gente ler na Carta Magna que é proibida a censura à imprensa e, no entanto, ler em uma...

Bolsonaro\ covid-19\ mortes

   "E daí, querem que eu faça o quê?" Com essa indagação, o presidente Jair Bolsonaro (ufa, é Lei!) comentou o fato de o Brasil ter ultrapassado a China, nesta terça-feira, no número de mortos vítimas do vírus covid-19. Ora, presidente, quem pode quase tudo (como é o seu caso) pergunta o que fazer ao mundo, como se todos tivessem a resposta pronta! De quem foi a ideia de governar o país? Não foi sua, não?! Claro que não, né? Lá no fundo da sua cabecinha de capitão reformado do Exército, atleta imbatível, governar seria só ir ao Palácio do Planalto, todos os dias, e assinar a papelada  preparada pela assessoria, né? Óia no que deu, hein! Governar, presidente, é - principalmente - autorizar fazer certo! Pois é: o Ministério da Saúde informou, oficialmente, que já havia na 3ª feira 5.017 pessoas mortas no país por causa do covid-19. E, aqui no Brail, os casos confirmados estão mais concentrados na  Região Sudeste. Lá na China, os primeiros casos confirmados do novo c...