Pular para o conteúdo principal

Bolsonaro\ Ameaça\ Impeachment


O presidente Jair Bolsonaro (Ufa! Vai passar...) que se cuide. Afinal, quem sempre brecou pedidos de impeachment e não colocava na pauta da Câmara, o presidente da casa, Rodrigo Maia, está a menos de 10 dias para deixar a função, e ele próprio  disse que "será inevitável debater o impeachment do presidente" em futuro breve. Aliás, falhas do Governo federal na pandemia da covid-19 provocaram forte aumento no número de pedidos de impeachment do seu Jair. Por exemplo, desde o início do seu mandato, foram protocolados na Câmara dos Deputados 61 pedidos, e apenas 7 são anteriores a março do ano passado, quando começou a pandemia.

crise sanitária nacional e a falta de oxigênio que matou pacientes  no Amazonas e no Pará representam também a base de uma nova denúncia coletiva, que, pela 1ª  vez, une 5 partidos de oposição - PT, PDT, PSB, Rede e PCdoB) - e deve tornar-se  oficial  e ser protocolada ainda nesta semana. Enquanto isso, exie movimentos sociaism stem 56 pedidos de impeachment presidencial  parados na presidência da Câmara, e outros 5 foram arquivados por questões formais, como por exemplo a falta de assinaturas. Ou seja: o julgamento ou não do Boçalnaro depende de quem será presidente da Câmara.

Pois é: em síntese, tem aumentado significativamente - em grande parte de capitais e maiores cidades brasileiras - pressões de partidos políticos e  movimentos sociais para que o capitão Bolsonaro seja processado por crime de responsabilidade, uma tendência que vem aumentando com a pandemia. Para se ter uma ideia, panelaços voltaram a ser registrados após o caos em Manaus. E, para este final de semana, foram previstas carreatas em várias capitais, com o mote #Fora Bolsonaro.   (et)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Portal AZ\ Censura continua...

   Teresina está completando nesta 4ª feira 13 dias com um dos seus principais portais de notícias - o Portal AZ - sendo divulgado com a mensagem "estamos sob censura" e a foto do seu diretor, na 1ª página, com uma tarja preta sobre a boca e a informação de que ele está preso e não pode escrever sua coluna - aliás, o material jornalístico mais lido, todos os dias, há mais de 20 anos, em todo o PI. Arimateia Azevedo - o preso - já é uma tradição nessa prática de ser perseguido e ter matérias fora de circulação; é comum, aqui em Teresina, ele ganhar causas na Justiça, quase todos os meses. A censura à liberdade de expressão - pior tipo de censura à imprensa - está sempre no seu encalço e é sempre vencida pela Constituição. Daí a estranheza de, agora, essa carta não ter sido cumprida.    Já escrevi aqui perguntando 'Cadê o CNJ?' 'Cadê a Constituição?' Ora, não é estranho a gente ler na Carta Magna que é proibida a censura à imprensa e, no entanto, ler em uma...

Bolsonaro\ covid-19\ mortes

   "E daí, querem que eu faça o quê?" Com essa indagação, o presidente Jair Bolsonaro (ufa, é Lei!) comentou o fato de o Brasil ter ultrapassado a China, nesta terça-feira, no número de mortos vítimas do vírus covid-19. Ora, presidente, quem pode quase tudo (como é o seu caso) pergunta o que fazer ao mundo, como se todos tivessem a resposta pronta! De quem foi a ideia de governar o país? Não foi sua, não?! Claro que não, né? Lá no fundo da sua cabecinha de capitão reformado do Exército, atleta imbatível, governar seria só ir ao Palácio do Planalto, todos os dias, e assinar a papelada  preparada pela assessoria, né? Óia no que deu, hein! Governar, presidente, é - principalmente - autorizar fazer certo! Pois é: o Ministério da Saúde informou, oficialmente, que já havia na 3ª feira 5.017 pessoas mortas no país por causa do covid-19. E, aqui no Brail, os casos confirmados estão mais concentrados na  Região Sudeste. Lá na China, os primeiros casos confirmados do novo c...