Pular para o conteúdo principal

Bolsonaro\ Renúncia\ Impeachment

 

O presidente Jair Bolsonaro (Ufa! Vai passar...) disse nesta 3ª feira\19, fazendo comparações com outras gestões presidenciais, que não pode afirmar categoricamente ser ele "um excelente presidente", mas fez contraposição com outras administrações. As comparações foram em meio a críticas à ação do Governo federal na pandemia da covid-19 e após o governador de SP, João Doria, protagonizar o início da vacinação contra a doença no Brasil. Boçalnaro frisou: "Tem  muita gente querendo voltar ao  que era antes. Impressionante! Têm saudades de uma b.....".

A fala do p'residente, na saída do Palácio da Alvorada, foi transmitida por um site de um bolsonarista, e ocorre também em meio a uma ofensiva de campanhas da oposição pelo impeachment do capitão presidente, reforçada pelo colapso da saúde em Manaus e pela reação parcialmente negativa sobre a abertura  da vacinação no Brasil. E, também, na sua breve  interação com apoiadores, o capitão comandante-em-chefe das Forças Armadas falou que está no governo "cumprindo u'a missão".

Boçalnaro teve u'a frustração; u'a derrota política, no fim de semana, ao fracassar sua tentativa de importar da Índia 2 milhões de vacinas da  Oxford/AstraZeneca, e assim o pontapé da imunização no Brasil foi protagonizado pelo governador de SP, João Dória, tido no Palácio como adversário político e concorrente nas eleições presidenciais de 2022. E, além disso - o ato simbólico da vacinação no Brasil ser de u'a paulista -, o Ministério da Saúde ficou com doses da vacina só p'ra os estados.

Anteriormente, o capitão Bolsonaro já tinha falado na coronavac como 'a vacina chinesa do Dória', e, também, tinha prometido que ela não seria comprada pelo Brasil. Porém, o Ministério da Saúde assinou contrato de compra, do Instituto Butantan,  de 100 milhões de doses  dessa vacina. Quer dizer: o Boçalnaro não 'tá mais sabendo ao certo como andam as coisas no país. Aliás, não tem muitos dias, ele disse que não sabia mais o que fazer. E um experiente  - e muito conhecido - jornalista piauiense opinou: um governante que não sabe o que fazer deve renunciar. 

Pois é: a situação no Piauí 'tá nesse ponto. E movimentos de um lado e outro já se manifestam. Por exemplo, nos últimos dias, o Vem Pra Rua e o Movimento Brasil Livre, líderes de manifestações pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, reforçaram pressão pela saída do capitão. E ainda: nomes da política à direita e à esquerda, como João Amoêdo e Fernando Haddad, já aderiram à campanha pelo impeachment.   (et)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Portal AZ\ Censura continua...

   Teresina está completando nesta 4ª feira 13 dias com um dos seus principais portais de notícias - o Portal AZ - sendo divulgado com a mensagem "estamos sob censura" e a foto do seu diretor, na 1ª página, com uma tarja preta sobre a boca e a informação de que ele está preso e não pode escrever sua coluna - aliás, o material jornalístico mais lido, todos os dias, há mais de 20 anos, em todo o PI. Arimateia Azevedo - o preso - já é uma tradição nessa prática de ser perseguido e ter matérias fora de circulação; é comum, aqui em Teresina, ele ganhar causas na Justiça, quase todos os meses. A censura à liberdade de expressão - pior tipo de censura à imprensa - está sempre no seu encalço e é sempre vencida pela Constituição. Daí a estranheza de, agora, essa carta não ter sido cumprida.    Já escrevi aqui perguntando 'Cadê o CNJ?' 'Cadê a Constituição?' Ora, não é estranho a gente ler na Carta Magna que é proibida a censura à imprensa e, no entanto, ler em uma...

Bolsonaro\ covid-19\ mortes

   "E daí, querem que eu faça o quê?" Com essa indagação, o presidente Jair Bolsonaro (ufa, é Lei!) comentou o fato de o Brasil ter ultrapassado a China, nesta terça-feira, no número de mortos vítimas do vírus covid-19. Ora, presidente, quem pode quase tudo (como é o seu caso) pergunta o que fazer ao mundo, como se todos tivessem a resposta pronta! De quem foi a ideia de governar o país? Não foi sua, não?! Claro que não, né? Lá no fundo da sua cabecinha de capitão reformado do Exército, atleta imbatível, governar seria só ir ao Palácio do Planalto, todos os dias, e assinar a papelada  preparada pela assessoria, né? Óia no que deu, hein! Governar, presidente, é - principalmente - autorizar fazer certo! Pois é: o Ministério da Saúde informou, oficialmente, que já havia na 3ª feira 5.017 pessoas mortas no país por causa do covid-19. E, aqui no Brail, os casos confirmados estão mais concentrados na  Região Sudeste. Lá na China, os primeiros casos confirmados do novo c...