Pular para o conteúdo principal

PTB\Bolsonaro\Eleições

 

Aqui no Piauí, o ex-senador João Vicente Claudino pode ser perseguido pelo presidente nacional do PTB, Roberto Jeferson, porque já anunciou que não vai votar p'ra reeleger o presidente Jair Bolsonaro (Ufa! Vai passar...). Aliás, Jeferson ameaçou retaliar os dirigentes petebistas que não apoiarem a reeleição em todo o Brasil. E, p'ra dar u'a mostra da sua revolta com os faltosos, ele já chegou a até cancelar convenções que, para as eleições municipais de novembro último, aprovaram candidatos não bolsonaristas, principalmente na Bahia e em outros Estados.  Agora, que se cuidem Roberto Jeferson e Joâo Vicente Claudino: briga dentro de partido não oferece, de maneira geral, u'a saída honrosa p'ra nenhum dos lados.

Pois é: Roberto Jeferson não vai - mesmo -, como já declarou, admitir que o PTB impeça a reeleição do Boçalnaro presidente, apesar de ele já ter demonstrado desapreço às funções de Chefe de Estado e Chefe de Governo, e ter se mantido - aparentemente - em comodidade só com a função de comandante-em-chefe das Forças Armadas brasileiras. Roberto Jeferson falou ao jornal O Estado de São Paulo, no domingo, que queria mesmo era que Boçalnaro  se filiasse ao partido, mas que, na impossibilidade, ficaria contente mantendo o PTB na sua base de apoio. Entretanto, vale observar que a brincadeira de procurar apoio já provocou desgaste.

Claro que não era intenção do presidente nacional do PTB diminuir a bancada do partido no Congresso Nacional, mas acabou perdendo muitos parlamentares, que se desfiliaram, e o PTB ficou pequeno, reduzido a dez membros no Legislativo. E, obviamente, o fundo partidário petebista foi também reduzido. Evidentemente, se Jeferson não se resguardar na sua campanha, o PTB vai continuar diminuindo. Nessas alturas, portanto, não seria mais oportuno o presidente petebista reservar-se  e interromper - mesmo temporariamente - essa  busca de adesões trabalhistas à reeleição do capitão, que poderá até não se efetivar?       (et)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Portal AZ\ Censura continua...

   Teresina está completando nesta 4ª feira 13 dias com um dos seus principais portais de notícias - o Portal AZ - sendo divulgado com a mensagem "estamos sob censura" e a foto do seu diretor, na 1ª página, com uma tarja preta sobre a boca e a informação de que ele está preso e não pode escrever sua coluna - aliás, o material jornalístico mais lido, todos os dias, há mais de 20 anos, em todo o PI. Arimateia Azevedo - o preso - já é uma tradição nessa prática de ser perseguido e ter matérias fora de circulação; é comum, aqui em Teresina, ele ganhar causas na Justiça, quase todos os meses. A censura à liberdade de expressão - pior tipo de censura à imprensa - está sempre no seu encalço e é sempre vencida pela Constituição. Daí a estranheza de, agora, essa carta não ter sido cumprida.    Já escrevi aqui perguntando 'Cadê o CNJ?' 'Cadê a Constituição?' Ora, não é estranho a gente ler na Carta Magna que é proibida a censura à imprensa e, no entanto, ler em uma...

Bolsonaro\ covid-19\ mortes

   "E daí, querem que eu faça o quê?" Com essa indagação, o presidente Jair Bolsonaro (ufa, é Lei!) comentou o fato de o Brasil ter ultrapassado a China, nesta terça-feira, no número de mortos vítimas do vírus covid-19. Ora, presidente, quem pode quase tudo (como é o seu caso) pergunta o que fazer ao mundo, como se todos tivessem a resposta pronta! De quem foi a ideia de governar o país? Não foi sua, não?! Claro que não, né? Lá no fundo da sua cabecinha de capitão reformado do Exército, atleta imbatível, governar seria só ir ao Palácio do Planalto, todos os dias, e assinar a papelada  preparada pela assessoria, né? Óia no que deu, hein! Governar, presidente, é - principalmente - autorizar fazer certo! Pois é: o Ministério da Saúde informou, oficialmente, que já havia na 3ª feira 5.017 pessoas mortas no país por causa do covid-19. E, aqui no Brail, os casos confirmados estão mais concentrados na  Região Sudeste. Lá na China, os primeiros casos confirmados do novo c...