Pular para o conteúdo principal

Bolsonaro\ STF \ Não parceria


   Interessante, hein! O presidente Jair Bolsonaro (ufa! É lei, né?) quis compartilhar com o Supremo Tribunal Federal a responsabilidade do ônus da quarentena do covid-19, mas não deu certo. Claro! Ele levou ao gabinete do presidente do STF - acompanhado de alguns ministros, entre eles o dono da chave do cofre em espeial, seu principal escudeiro e responsável pelo plano de enriquecer mais os já ricos e empobrecer ainda mais os já pobres (foi eleito p'ra isso) - os empresários que haviam ido ao Palácio do Planalto choramingar porque a quarentena está ameaçando inverter o plano para o qual o presidente foi eleito e, então, deixá-los menos ricos. Ora, o presidente do STF poderia, parafraseando  Boçalnaro, ter dito: "E daí? Querem que eu faça o quê?". (Aliás, ele quase falou isso, né?)
    E então? Qual foi mesmo o real objetivo de o capitão-presidente correr ao Judiciário com agentes do capital? Ou seria mesmo um S.O.S. (algo assim como 'não sei o que fazer; me ajude')? Porém, se assim fosse, seria com aquela prepotência toda? Sei não, hein! Talvez não seja 'compartilhar o ônus da quarentena', e sim dividir a responsabilidade da violação do isolamento social, no que, também, o Supremo não tem por que compartilhar. É possível, claro, que tenha sido - num primeiro momento - uma demonstração de que buscava mesmo um socorro e que as empresas aguardassem. Em dado momento de 'salve-se quem puder', como a situação atual até pode admitir, vale quase tudo!
    O certo é que Boçalnaro deve, sim, estar apavorado. Recebe diariamente mensagens de apoio dos seus adeptos de todo o país - principalmente de Brasília, onde (ao que parece) deve ter uma igreja evangélica que manda sempre seus fieis 'puxarem o saco' dele na porta do Palácio da Alvorada -, mas também mensagens, nacionais e internacionais, de protesto. A mais significativa foi o editorial da revista científica internacional The Lancet, sobre a evolução da pandemia do coronavírus, que afirmou: "Bolsonaro precisa mudar drasticamente seu rumo ou terá de ser o próximo a sair".
    A revista destacou sua preocupação com o avanço do covid-19 no Brasil, frisando que "talvez a maior ameaça à resposta à covid-19, para o Brasil, seja o presidente Jair Bolsonaro". Quer dizer: só ele ainda não viu que está na contramão, nessa pandemia! Mas, claro, pô! Ele segue o mesmo rumo do controverso presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Não dá, né? Aliás, ele deveria era preocupar-se mais com o fato de, na China, ser chamado de "o Trump dos trópicos", como é.   (et)




   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Portal AZ\ Censura continua...

   Teresina está completando nesta 4ª feira 13 dias com um dos seus principais portais de notícias - o Portal AZ - sendo divulgado com a mensagem "estamos sob censura" e a foto do seu diretor, na 1ª página, com uma tarja preta sobre a boca e a informação de que ele está preso e não pode escrever sua coluna - aliás, o material jornalístico mais lido, todos os dias, há mais de 20 anos, em todo o PI. Arimateia Azevedo - o preso - já é uma tradição nessa prática de ser perseguido e ter matérias fora de circulação; é comum, aqui em Teresina, ele ganhar causas na Justiça, quase todos os meses. A censura à liberdade de expressão - pior tipo de censura à imprensa - está sempre no seu encalço e é sempre vencida pela Constituição. Daí a estranheza de, agora, essa carta não ter sido cumprida.    Já escrevi aqui perguntando 'Cadê o CNJ?' 'Cadê a Constituição?' Ora, não é estranho a gente ler na Carta Magna que é proibida a censura à imprensa e, no entanto, ler em uma...

Bolsonaro\ covid-19\ mortes

   "E daí, querem que eu faça o quê?" Com essa indagação, o presidente Jair Bolsonaro (ufa, é Lei!) comentou o fato de o Brasil ter ultrapassado a China, nesta terça-feira, no número de mortos vítimas do vírus covid-19. Ora, presidente, quem pode quase tudo (como é o seu caso) pergunta o que fazer ao mundo, como se todos tivessem a resposta pronta! De quem foi a ideia de governar o país? Não foi sua, não?! Claro que não, né? Lá no fundo da sua cabecinha de capitão reformado do Exército, atleta imbatível, governar seria só ir ao Palácio do Planalto, todos os dias, e assinar a papelada  preparada pela assessoria, né? Óia no que deu, hein! Governar, presidente, é - principalmente - autorizar fazer certo! Pois é: o Ministério da Saúde informou, oficialmente, que já havia na 3ª feira 5.017 pessoas mortas no país por causa do covid-19. E, aqui no Brail, os casos confirmados estão mais concentrados na  Região Sudeste. Lá na China, os primeiros casos confirmados do novo c...