Pular para o conteúdo principal

Governo Lula - Bolsonaro, Dória


   O presidente Jair Bolsonaro (devo tratá-lo assim; é Lei) e o governador de São Paulo, João Dória, comentaram a liberação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que   ficou preso em Curitiba quase 2 anos, com o mesmo comentário idiota que minimiza a Justiça brasileira e joga no lixo suas decisões. Eles disseram, em oportunidades distintas, que a soltura do ilustre presidiário não o liberta dos crimes que cometeu e que ainda carrega nas costas. Ô, minha nossa senhora da letra miúda, quem disse o contrário? Ora, o povo festejou foi a soltura de um político preso ilegalmente; foi o reconhecimento de que ele tem ainda a possibilidade de recurso de uma decisão inconstitucional de um juiz - comprado antes do julgamento - para torná-lo inelegível no pleito que se aproximava.

Desde o dia 7 de abril de 2018, o ex-presidente vivia em um pequeno dormitório de 15 metros quadrados, com banheiro, na sede da Polícia Federal no Paraná, adaptado para se enquadrar às características de uma sala de Estado-Maior, benefício concedido pelo juiz comprado Sergio Moro, em respeito por Lula ter sido chefe de Estado. Todos lembram-se de que a prisão foi após condenação, em segunda instância, por corrupção e lavagem de dinheiro no caso de um apartamento tríplex em Guarujá\SP. Lula foi acusado de tê-lo recebido como pagamento de propina por contratos da empreiteira OAS com a Petrobrás, mas o ex-presidente negou tal negociação, que realmente não foi provada. 

Pois é: ninguém disse que a soltura de Lula o teria liberado de outros crimes. Todo mundo sabe que ele tem ainda de responder a seis processos na Justiça, em São Paulo, Curitiba e Brasília. E o fator segundo instância - cuja condenação autorizava prender o reu (foi o caso de Lula) - tanto preocupou a extrema direita que ela já apresentou emenda constitucional para o Congresso inscrever na Carta que condenação em 2ª instancia implica prisão. Pô! Que medo, hein? Será que, daqui a quase 4 anos, vai acontecer de novo? Difícil; muito difícil! Ele não podia ser candidato era agora, disputando justamente com Boçalnaro, num momento em que a indústria bélica só temia perder para o único ex-presidente brasileiro a terminar o 2º mandato com 80% de aprovação. A caça á bruxa precisava ser rápida!    (et)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Portal AZ\ Censura continua...

   Teresina está completando nesta 4ª feira 13 dias com um dos seus principais portais de notícias - o Portal AZ - sendo divulgado com a mensagem "estamos sob censura" e a foto do seu diretor, na 1ª página, com uma tarja preta sobre a boca e a informação de que ele está preso e não pode escrever sua coluna - aliás, o material jornalístico mais lido, todos os dias, há mais de 20 anos, em todo o PI. Arimateia Azevedo - o preso - já é uma tradição nessa prática de ser perseguido e ter matérias fora de circulação; é comum, aqui em Teresina, ele ganhar causas na Justiça, quase todos os meses. A censura à liberdade de expressão - pior tipo de censura à imprensa - está sempre no seu encalço e é sempre vencida pela Constituição. Daí a estranheza de, agora, essa carta não ter sido cumprida.    Já escrevi aqui perguntando 'Cadê o CNJ?' 'Cadê a Constituição?' Ora, não é estranho a gente ler na Carta Magna que é proibida a censura à imprensa e, no entanto, ler em uma...

Bolsonaro\ covid-19\ mortes

   "E daí, querem que eu faça o quê?" Com essa indagação, o presidente Jair Bolsonaro (ufa, é Lei!) comentou o fato de o Brasil ter ultrapassado a China, nesta terça-feira, no número de mortos vítimas do vírus covid-19. Ora, presidente, quem pode quase tudo (como é o seu caso) pergunta o que fazer ao mundo, como se todos tivessem a resposta pronta! De quem foi a ideia de governar o país? Não foi sua, não?! Claro que não, né? Lá no fundo da sua cabecinha de capitão reformado do Exército, atleta imbatível, governar seria só ir ao Palácio do Planalto, todos os dias, e assinar a papelada  preparada pela assessoria, né? Óia no que deu, hein! Governar, presidente, é - principalmente - autorizar fazer certo! Pois é: o Ministério da Saúde informou, oficialmente, que já havia na 3ª feira 5.017 pessoas mortas no país por causa do covid-19. E, aqui no Brail, os casos confirmados estão mais concentrados na  Região Sudeste. Lá na China, os primeiros casos confirmados do novo c...