Pular para o conteúdo principal

Collor\ Aproximação cuidadosa

 

O presidente Jair Bolsonaro (Ufa! Vai passar...) está contando, ultimamente, com uma nova companhia, ou nas suas viagens ou pessoalmente no Palácio do Planalto, vinda das Alagoas e trazida não se sabe por quem (talvez até por influência da força do Boçalnaro p'ra eleger um alagoano presidente da Câmara dos Deputados). Bem... O certo é que o senador alagoano e ex-presidente da República Fernando Collor vem ganhando abertura no governo federal, uma mudança significativa, já que ele, antes, chegou a ser tratado no Palácio até de "grande mentiroso". E, também, Collor foi a duas viagens do Boçalnaro ao Nordeste: uma inauguração de obras em Alagoas e  uma reunião ministerial para discutir preços dos combustíveis.

Em outra oportunidade, o senador agradou na Presidência da República, quando recusou  convite do governador João Dória para lançamento da campanha de vacinação com a chinesa  Coronavac. E, atualmente, Collor defende o capitão - hoje comandante-em-chefe das Forças Armadas brasileiras - nas redes sociais, publicações que têm boa repercussão. E às vezes reage nervoso.  Neste mês mesmo, ao ler uma crítica do ator Bruno Gagliasso, comentou: "Ah, vai p'ra Noronha e para de encher o saco". Alguns parlamentares federais nordestinos já falaram   que a aproximação de Collor com o Planalto foi pelas mãos do deputado alagoano que a dinheirama liberada pelo Boçalnaro  conseguiu elegê-lo presidente da Câmara, Arthur Lira.

Interessante: Lira acabou ganhando influência como um dos líderes do Centrão na Câmara, que agora dá sustentação ao governo do capitão. Estranhamente irônico que Collor havia  criticado a posição do Boçalnaro de se  aproximar do bloco. Por exemplo, em maio passado,  ele atacou a participação do presidente em protestos antidemocráticos e também "acordos obscuros" em busca de maioria. Collor declarou: "Agora, ele resolve fazer entendimentos políticos, mas  é fundamental que sejam feitos à luz do dia, com transparência, com a participação da mídia, da imprensa, da população, para que todos sejamos informados de quais pessoas e quais partidos políticos são chamados para compor o governo.        (et)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Portal AZ\ Censura continua...

   Teresina está completando nesta 4ª feira 13 dias com um dos seus principais portais de notícias - o Portal AZ - sendo divulgado com a mensagem "estamos sob censura" e a foto do seu diretor, na 1ª página, com uma tarja preta sobre a boca e a informação de que ele está preso e não pode escrever sua coluna - aliás, o material jornalístico mais lido, todos os dias, há mais de 20 anos, em todo o PI. Arimateia Azevedo - o preso - já é uma tradição nessa prática de ser perseguido e ter matérias fora de circulação; é comum, aqui em Teresina, ele ganhar causas na Justiça, quase todos os meses. A censura à liberdade de expressão - pior tipo de censura à imprensa - está sempre no seu encalço e é sempre vencida pela Constituição. Daí a estranheza de, agora, essa carta não ter sido cumprida.    Já escrevi aqui perguntando 'Cadê o CNJ?' 'Cadê a Constituição?' Ora, não é estranho a gente ler na Carta Magna que é proibida a censura à imprensa e, no entanto, ler em uma...

Bolsonaro\ covid-19\ mortes

   "E daí, querem que eu faça o quê?" Com essa indagação, o presidente Jair Bolsonaro (ufa, é Lei!) comentou o fato de o Brasil ter ultrapassado a China, nesta terça-feira, no número de mortos vítimas do vírus covid-19. Ora, presidente, quem pode quase tudo (como é o seu caso) pergunta o que fazer ao mundo, como se todos tivessem a resposta pronta! De quem foi a ideia de governar o país? Não foi sua, não?! Claro que não, né? Lá no fundo da sua cabecinha de capitão reformado do Exército, atleta imbatível, governar seria só ir ao Palácio do Planalto, todos os dias, e assinar a papelada  preparada pela assessoria, né? Óia no que deu, hein! Governar, presidente, é - principalmente - autorizar fazer certo! Pois é: o Ministério da Saúde informou, oficialmente, que já havia na 3ª feira 5.017 pessoas mortas no país por causa do covid-19. E, aqui no Brail, os casos confirmados estão mais concentrados na  Região Sudeste. Lá na China, os primeiros casos confirmados do novo c...