Pular para o conteúdo principal

Gás\ Combustíveis\ Aumentos

 

Éééé... Enquanto isso, o consumidor que se lasque, né? O presidente da República, capitão Jair Bolsonaro (Ufa! Vai passar...) afirma que os altos preços do gás e dos combustíveis, nos postos de revenda. não é culpa do Governo federal - e até mandou cortar dois tributos que se somavam ao custo -, e, ao mesmo tempo, o Sindicato dos Postos e Revendedores de Combustíveis do Piauí (Sindipostos) informa em nota que, nos últimos 60 dias, o preço da gasolina foi reajustado cerca de 43% nas refinarias, e  explicou como é formado o preço de combustíveis, para - diz a entidade - mostrar que "não é de postos a culpa dos preços altos".

Para o sindicato, "o principal vilão são os impostos",  que somam quase 45% do preço final e a política de preços da Petrobrás. Mas, na 5ª feira, o presidente Boçalnaro anunciou a redução de tributos federais no custo diesel  por dois meses. Na nota, porém, o sindicato, diz  que o preço final a ser vendido pelo posto não é igual ao da refinaria, porque lá o combustível é puro e ainda não foi vendido à distribuidora, que, ao recebê-lo, adiciona os biocombutíveis (27% de etanol na gasolina e 12% de biodiesel no diesel). Depois, a distribuidora vende o combustível aos postos, já cobrando impostos e custos de toda a cadeia de distribuição. Ou seja: "Os postos atuam no último elo da cadeia, e  dependentes dos preços praticados nas distribuidoras". 

E conclui a nota do Sindicato: "Quando o preço na refinaria sobe, as distribuidoras elevam o seu de venda aos postos, que então são obrigados a aumentar para os consumidores, a fim de não ter prejuízo". A seguir, o Sindicato pergunta, e ele mesmo responde:

- "Por que  o preço na refinaria sobe?"

- "Desde 2017, a Petrobrás adotou uma política de paridade de preços com o mercado internacional de petróleo, e isso significa que o preço dos combustíveis no Brasil segue o preço do barril de petróleo no mercado internacional. Com isso, há dois fatores que terão relevância significativa: 1. Preço do barril: de dezembro de 2020 até hoje, subiu mais de 34%; 2. Petróleo é cotado em dólar; de dezembro de 2020 até hoje, o dólar subiu mais de 8%".

A nota mostra que  os postos já recebem das distribuidoras os impostos diretos recolhidos e as margens das distribuidoras e da Petrobras aplicadas, e precisam retirar os custos de salários, energia, IPTU, licenças ambientais e outros serviços. E mostra, também, como é formado, em média, no Piauí, o preço do litro de gasolina, com os seguintes percentuais: 

- 45, 7%: custos do produto (gasolina + etanol); 
- 13,7%: impostos federais (PIS, Cofins e CIDE);
- 31%: impostos estaduais (ICMS); 
- 3,4%: margem das distribuidoras;
- 6,2%: margem bruta dos postos".

Depois de enfatizar a composição do custo dos combustíveis, o Sindicato dos Postos e Revendedores explica: "O principal vilão do preço são os impostos, bem como a política de preços da Petrobrás. Cabe pois ao Governo federal buscar medidas de redução de impostos, assim como cumprir as promessas de fortalecimento da economia para evitar a desvalorização do real e, consequentemente, a elevação do dólar". 

Comsefaz e Reforma - O Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz), presidido pelo secretário do Piauí, Rafael Nazareno, mantém a posição divulgada ainda no início do mês, sobre a proposta do Governo federal de  mudar a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços sobre os combustíveis. Para os secretários de Fazenda, a política de preços dos combustíveis deve ser discutida no âmbito de uma Reforma Tributária ampla, incluindo todos os impostos sobre consumo.         (et) 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Portal AZ\ Censura continua...

   Teresina está completando nesta 4ª feira 13 dias com um dos seus principais portais de notícias - o Portal AZ - sendo divulgado com a mensagem "estamos sob censura" e a foto do seu diretor, na 1ª página, com uma tarja preta sobre a boca e a informação de que ele está preso e não pode escrever sua coluna - aliás, o material jornalístico mais lido, todos os dias, há mais de 20 anos, em todo o PI. Arimateia Azevedo - o preso - já é uma tradição nessa prática de ser perseguido e ter matérias fora de circulação; é comum, aqui em Teresina, ele ganhar causas na Justiça, quase todos os meses. A censura à liberdade de expressão - pior tipo de censura à imprensa - está sempre no seu encalço e é sempre vencida pela Constituição. Daí a estranheza de, agora, essa carta não ter sido cumprida.    Já escrevi aqui perguntando 'Cadê o CNJ?' 'Cadê a Constituição?' Ora, não é estranho a gente ler na Carta Magna que é proibida a censura à imprensa e, no entanto, ler em uma...

Regina\ Bolsonaro\ (des)prestígio?

  Ora, ora! Então, a Excelentíssima Secretária Especial de Cultura da Presidência da República achou-se vítima de  "matérias tendenciosas e maldosas", feitas por jornalistas que chamou de "venenosos" em entrevista concedida no último sábado?! Porém, desde que foi nomeada para essa Secretaria, pelo presidente Jair Bolsonaro (ufa, é lei, né?), tem sido vítima - mesmo - é de gente da própria ala ideológica do governo, onde ela se acomodava bem, e de outra ala onde era muito querida (a artística), que, tal qual Sérgio Moro com a sua, largou em troca - certamente - de alguma promessa muito vantajosa.    Realmente, a ex-namoradinha do Brasil não está assim tão prestigiada no governo, não! Vejam que o secretário adjunto da pasta, Pedro Horta, foi exonerado no dia anterior (6ª feira), sem ela saber, por decisão do ministro Braga Netto, da Casa Civil. Horta chegou à secretaria adjunta no final de abril, após ter sido chefe de gabinete de Regina. Da mesma forma (sem ela s...