Pular para o conteúdo principal

Registros extintos; leis sem valor




A Medida Provisória do presidente Jair Bolsonaro - devo tratá-lo assim, é Lei - que extingue os respetivos registros de 13 profissões regulamentadas em lei e que tramita no Congresso Nacional desde o último dia 11 - já recebeu quase duas mil emendas e, como informou o ex-ministro  Aldo Rebelo, corre o risco de ser rejeitada pelo Legislativo federal e devolvida ao Executivo''isto é: possivelmente não seja aprovada e, então, a MP editada perca o seu efeito e, mesmo assim, o que ocorreu nos dias em que permaneceu válida continua tendo efeito legal. Ou seja: a vontade de uma pessoa (se chefe de Estado ou não, é pessoa, sim, indicada para a função por um deslize eleitoral de uma comunidade despreparada) supera as vontades de muitas que formavam o colégio autor daquele registro ali extinto.  
Pois bem, caros leitores, o atual presidente (soluços chorosos) da República Federativa do Brasil, que representa os mais de 200 milhões de moradores de 27 unidades da federação (atentem para o poder) mandou cancelar os registros profissionais de 13 categorias não amadas por ele. O mais interessante disso é que 11 delas continuam com suas leis  regulamentadoras e só duas ficaram sem registro e sem legislação: corretor de seguros e guardador\lavador de carros.  Por que será hein? Ora, a primeira ficou bem clara a razão: o presidente do partido do qual ele se desligou (o PSL) é presidente de uma companhia de seguros, a maior beneficiária (como intermediária) dos benefícios do extinto DPVAT (por todos chamado, à época, 'seguro obrigatório'). Pois é: ele mandou extinguir esse seguro e a legislação que o  regulamentava. De novo, uma vontade contra muitas. Frustrante!!! 
Pois é:



uma pessoa desgosta outra, e então essa outra manda cortar tudo de bom da  categoria daquela. Ora, que processo vingativo mais baixo, gente! E ainda, vem cá: é certo fazer isso, aonde? Só se for na 'casa do chapeu', né? Inaceitável, inacreditável!!! Aliás, não é aqui a chamada 'Casa do chapeu'! Poxa, e a gente ainda vai ter de achar explicações p'ras nossas dúvidas tão longe, além do imaginário popular?  Ô, nossa senhora da letra miúda, que triste sina ficar tão perto do poeta de latrina! Aleluia, irmãos!!!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Portal AZ\ Censura continua...

   Teresina está completando nesta 4ª feira 13 dias com um dos seus principais portais de notícias - o Portal AZ - sendo divulgado com a mensagem "estamos sob censura" e a foto do seu diretor, na 1ª página, com uma tarja preta sobre a boca e a informação de que ele está preso e não pode escrever sua coluna - aliás, o material jornalístico mais lido, todos os dias, há mais de 20 anos, em todo o PI. Arimateia Azevedo - o preso - já é uma tradição nessa prática de ser perseguido e ter matérias fora de circulação; é comum, aqui em Teresina, ele ganhar causas na Justiça, quase todos os meses. A censura à liberdade de expressão - pior tipo de censura à imprensa - está sempre no seu encalço e é sempre vencida pela Constituição. Daí a estranheza de, agora, essa carta não ter sido cumprida.    Já escrevi aqui perguntando 'Cadê o CNJ?' 'Cadê a Constituição?' Ora, não é estranho a gente ler na Carta Magna que é proibida a censura à imprensa e, no entanto, ler em uma...

Bolsonaro\ covid-19\ mortes

   "E daí, querem que eu faça o quê?" Com essa indagação, o presidente Jair Bolsonaro (ufa, é Lei!) comentou o fato de o Brasil ter ultrapassado a China, nesta terça-feira, no número de mortos vítimas do vírus covid-19. Ora, presidente, quem pode quase tudo (como é o seu caso) pergunta o que fazer ao mundo, como se todos tivessem a resposta pronta! De quem foi a ideia de governar o país? Não foi sua, não?! Claro que não, né? Lá no fundo da sua cabecinha de capitão reformado do Exército, atleta imbatível, governar seria só ir ao Palácio do Planalto, todos os dias, e assinar a papelada  preparada pela assessoria, né? Óia no que deu, hein! Governar, presidente, é - principalmente - autorizar fazer certo! Pois é: o Ministério da Saúde informou, oficialmente, que já havia na 3ª feira 5.017 pessoas mortas no país por causa do covid-19. E, aqui no Brail, os casos confirmados estão mais concentrados na  Região Sudeste. Lá na China, os primeiros casos confirmados do novo c...