Pular para o conteúdo principal

PM, carro passeio; CNH, não



Êta paizinho baixo minino! (O diminutivo não é de pai, não; é de país mesmo). Pois vejam: no dia 4 deste mês, na capital do Maranhão, u'a caminhonete foi liberada de uma blitz de trânsito sem qualquer tipo de incômodo (nem mesmo u'a multinha) e o rapaz que dirigia o veículo saiu tranquilamente sem nem agradecer. Certamente, 'tava tudo bem, né? Mas não 'tava, não! Talvez aí a razão de somente nesta sexta-feira o assunto ter chegado à Secretaria de Segurança Pública e ao Quartel da Polícia Militar do Estado. Ora, seria até cômico, se não fosse trágico! Não vamos estranhar, gente: o condutor era filho de um já conhecido coronel PM de lá. E de quem era o veículo? Ora, era da PM. E o rapaz foi chamado de 'condutor' porque não tinha habilitação legal - CNH.
   Gente, isso aí não é enredo de conto infantil, não. É o retrato de uma realidade em São Luís do Maranhão, capital de uma unidade da federação, que, conforme o noticiário deste final de semana, está agora sendo investigada pela PM e pela Segurança Pública de lá, para apurar "uma denúncia sobre a liberação do filho do coronel PM Marco Antônio Terra de uma blitz, na Avenida dos Holandeses, e esclarecer o fato de o rapaz sair da barreira policial conduzindo uma viatura da PM do Maranhão". O secretário de Segurança, Jefferson Portela, e o comandante da PM, coronel Ismael Fonseca, informaram que "o caso está sendo devidamente apurado". Ufa, que alívio! Estão apurando.
Ô, gente, que absurdo! E todo mundo sabe que não é só no Maranhão. Esse caso veio a público, mas quantos outros parecidos já ocorreram? E sua Excelência o Presidente da República, o que acha? Não quero nem que ele mande apurar a fundo. Receio que apareçam tantas coisas estranhas... Pela amostra, a investigação será horripilante! E se voltar meio século na História do Brasil, período do qual o capitão Bolsonaro  tem tanta saudade, salve-se quem puder! Lembrar-me já me doi!  


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Portal AZ\ Censura continua...

   Teresina está completando nesta 4ª feira 13 dias com um dos seus principais portais de notícias - o Portal AZ - sendo divulgado com a mensagem "estamos sob censura" e a foto do seu diretor, na 1ª página, com uma tarja preta sobre a boca e a informação de que ele está preso e não pode escrever sua coluna - aliás, o material jornalístico mais lido, todos os dias, há mais de 20 anos, em todo o PI. Arimateia Azevedo - o preso - já é uma tradição nessa prática de ser perseguido e ter matérias fora de circulação; é comum, aqui em Teresina, ele ganhar causas na Justiça, quase todos os meses. A censura à liberdade de expressão - pior tipo de censura à imprensa - está sempre no seu encalço e é sempre vencida pela Constituição. Daí a estranheza de, agora, essa carta não ter sido cumprida.    Já escrevi aqui perguntando 'Cadê o CNJ?' 'Cadê a Constituição?' Ora, não é estranho a gente ler na Carta Magna que é proibida a censura à imprensa e, no entanto, ler em uma...

Bolsonaro\ covid-19\ mortes

   "E daí, querem que eu faça o quê?" Com essa indagação, o presidente Jair Bolsonaro (ufa, é Lei!) comentou o fato de o Brasil ter ultrapassado a China, nesta terça-feira, no número de mortos vítimas do vírus covid-19. Ora, presidente, quem pode quase tudo (como é o seu caso) pergunta o que fazer ao mundo, como se todos tivessem a resposta pronta! De quem foi a ideia de governar o país? Não foi sua, não?! Claro que não, né? Lá no fundo da sua cabecinha de capitão reformado do Exército, atleta imbatível, governar seria só ir ao Palácio do Planalto, todos os dias, e assinar a papelada  preparada pela assessoria, né? Óia no que deu, hein! Governar, presidente, é - principalmente - autorizar fazer certo! Pois é: o Ministério da Saúde informou, oficialmente, que já havia na 3ª feira 5.017 pessoas mortas no país por causa do covid-19. E, aqui no Brail, os casos confirmados estão mais concentrados na  Região Sudeste. Lá na China, os primeiros casos confirmados do novo c...