Pular para o conteúdo principal

Serra da Capivara, o exemplo



   Magnífico! Simplesmente maravilhoso! É o mínimo a dizer sobre o Museu da Natureza e a Serra da Capivara, no município de Coronel José Dias (extremo sul do Piauí), próximos a outra maravilha da Arqueologia e da Paleontologia brasileiras - o Museu do Homem Americano -, em São Raimundo Nonato, um pouco mais ao sul do Estado/ divisa com a  Bahia. No museu, o visitante é brindado com um acervo imenso de espécies animais, notadamente insetos e outros pequenos exemplares da fauna, todos devidamente protegidos e isolados do contato humano. No mesmo ambiente, o visitante recebe um par de óculos que lhe permite um sobrevoo (tipo asa delta) sobre a serra, passando pelas fendas e grutas entre as enormes rochas que formam as paredes daquele espetacular acidente geográfico.
   Perto do Museu da Natureza (bem novo, ainda sem infraestrutura completa por fora), o do Homem Americano torna-se pequeno e tímido, bem distante do aparentemente gigante de quando foi feito, há mais de 40 anos, uma grande realização da arqueóloga e antropóloga Niède Guidon, que dirige tudo aquilo há 50 anos, inclusive com recursos próprios quando faltam os da responsabilidade do  Governo, e que fez, ela própria,  muitas das pesquisas antropo-paleontolólgicas que tornaram aquela área um dos  maiores sítios arqueológicos do mundo, não devidamente reconhecido pelo Governo.
   Pois é, caros leitores: o Museu da Natureza e a Serra da Capivara, cujo reconhecimento oficial só criou um Parque Nacional e não ofereceu nem sequer uma infraestrutura turística à altura, merecem o sacrifício de cada um de nós para conhecer o ambiente, no qual se destaca a exuberância de cada pedaço da serra, como é o caso da chamada "Pedra Furada" (lindo resultado do vento que permeia as rochas e faz outras belezas, como por exemplo duas 'irmãs' que se tornaram roliças, uma ao lado da outra.  Gente, é simplesmente inimaginável a real beleza da Serra da Capivara e seus efeitos diretos e indiretos da ação do tempo sobre os componentes daquela formidável estrutura rochosa. 
   Realmente parece impossível, à primeira vista, ter sido aquele mundo o ambiente natural do ser humano. Entretanto, conforme amplamente divulgado nos textos exibidos nas diversas paredes do Museu do Homem Americano, ficou comprovado que ali viveu o primeiro ser humano das Américas, ou seja: o Piauí é o berço do homem americano. Por isso, as críticas aos Governos do Estado e da União  pela pouca atenção àquele pedaço da Terra, tão importante para o estudo e o conhecimento da realidade brasileira, em especial, e do planeta em geral. Quando faltam medidas para incentivar a continuidade das pesquisas iniciadas, e ainda parcialmente mantidas, pela doutora Niède, o Governo federal - ao contrário - mandou cortar bolsas que poderiam ampliar os estudos da evolução humana.
   É lamentável a gente ver aquela imensidão de beleza natural - comprovadamente um rico filão de estudos antropológicos e paleontológicos (maior sítio arqueológico do mundo) -, ameaçada de tornar-se apenas mais um ponto geográfico de referência, por mero desinteresse governamental, jogada em 2º plano por uma iníqua e idiota disputa ideológica que jamais pode enriquecer a área cientíica. (et)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Portal AZ\ Censura continua...

   Teresina está completando nesta 4ª feira 13 dias com um dos seus principais portais de notícias - o Portal AZ - sendo divulgado com a mensagem "estamos sob censura" e a foto do seu diretor, na 1ª página, com uma tarja preta sobre a boca e a informação de que ele está preso e não pode escrever sua coluna - aliás, o material jornalístico mais lido, todos os dias, há mais de 20 anos, em todo o PI. Arimateia Azevedo - o preso - já é uma tradição nessa prática de ser perseguido e ter matérias fora de circulação; é comum, aqui em Teresina, ele ganhar causas na Justiça, quase todos os meses. A censura à liberdade de expressão - pior tipo de censura à imprensa - está sempre no seu encalço e é sempre vencida pela Constituição. Daí a estranheza de, agora, essa carta não ter sido cumprida.    Já escrevi aqui perguntando 'Cadê o CNJ?' 'Cadê a Constituição?' Ora, não é estranho a gente ler na Carta Magna que é proibida a censura à imprensa e, no entanto, ler em uma...

Bolsonaro\ covid-19\ mortes

   "E daí, querem que eu faça o quê?" Com essa indagação, o presidente Jair Bolsonaro (ufa, é Lei!) comentou o fato de o Brasil ter ultrapassado a China, nesta terça-feira, no número de mortos vítimas do vírus covid-19. Ora, presidente, quem pode quase tudo (como é o seu caso) pergunta o que fazer ao mundo, como se todos tivessem a resposta pronta! De quem foi a ideia de governar o país? Não foi sua, não?! Claro que não, né? Lá no fundo da sua cabecinha de capitão reformado do Exército, atleta imbatível, governar seria só ir ao Palácio do Planalto, todos os dias, e assinar a papelada  preparada pela assessoria, né? Óia no que deu, hein! Governar, presidente, é - principalmente - autorizar fazer certo! Pois é: o Ministério da Saúde informou, oficialmente, que já havia na 3ª feira 5.017 pessoas mortas no país por causa do covid-19. E, aqui no Brail, os casos confirmados estão mais concentrados na  Região Sudeste. Lá na China, os primeiros casos confirmados do novo c...