Pular para o conteúdo principal

O verbo e seu significado - conjugação, formação de frases

Já contei aqui que, desde jovem, gosto de observar os erros e falhas que sempre se vê na imprensa e, depois - mesmo que apenas intimamente (comigo mesmo) -, fazer as devidas correções. Quer dizer: é coisa antiga; não é de depois de cursar Letras/Português e fazer isso só p'ra me exibir. E é claro que a realidade diária de constatar incorreções e violações às normas de Nomenclatura Gramatical Brasileira deixa-me muito chateado, até porque, nos meus 50 anos de prática do Jornalismo, sempre procurei fazer o melhor possível, não só nesse particular da escrita limpa; do texto escorreito, mas em todos os sentidos. Talvez daí a razão de sempre ter sido promovido aonde trabalhei. A mudança da função de repórter para editor era comum, apesar de, particularmente, eu achar importante o/a jornalista ser repórter. Eu mesmo, só cobrindo Congresso, fui durante 22 anos, fora outros quase 20 em outros setores e quase 10 em atividades de Redação (Edição, Chefia de Reportagem etc.).
   Pois é: a chateação tão comum foi dobrada, hoje, ao ler - no portal Cidade Verde - u'a matéria sobre um jovem piauiense, aluno do ensino médio, classificado entre os melhores escritores de crônica. O texto transcrevia depoimento do rapaz, no qual dizia que sempre gostou de escrever, ressalvando:"...embora goste mais de , quando a gente lê muito se dar muito bem na escrita". Ai, minha santa da letra miúda! Nem o repórter nem o editor cuidaram de corrigir (difícil acreditar que nenhum dos dois saiba conjugação de verbos). Ora, gente: quem gosta de leitura, gosta de ler , pois quem lê muito, se muito bem... (confundir presente do indicativo com infinitivo é terrível). E mais: a sequência de orações sem um conector entre as duas primeiras não dá p'ra entender;  ficou horrível! 
   Gente, escrever é o mesmo que falar: é só expressar a ideia com palavras. E, se o falante utilizar bem os conectores de ideias, o discurso será claro e lógico, sendo perfeitamente compreensível de imediato. Falta o quê, então? Em princípio, falta as pessoas saberem o significado de cada termo, em geral, e como aplicar corretamente cada um deles, em especial. Rápido e fácil, né?  (et)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Portal AZ\ Censura continua...

   Teresina está completando nesta 4ª feira 13 dias com um dos seus principais portais de notícias - o Portal AZ - sendo divulgado com a mensagem "estamos sob censura" e a foto do seu diretor, na 1ª página, com uma tarja preta sobre a boca e a informação de que ele está preso e não pode escrever sua coluna - aliás, o material jornalístico mais lido, todos os dias, há mais de 20 anos, em todo o PI. Arimateia Azevedo - o preso - já é uma tradição nessa prática de ser perseguido e ter matérias fora de circulação; é comum, aqui em Teresina, ele ganhar causas na Justiça, quase todos os meses. A censura à liberdade de expressão - pior tipo de censura à imprensa - está sempre no seu encalço e é sempre vencida pela Constituição. Daí a estranheza de, agora, essa carta não ter sido cumprida.    Já escrevi aqui perguntando 'Cadê o CNJ?' 'Cadê a Constituição?' Ora, não é estranho a gente ler na Carta Magna que é proibida a censura à imprensa e, no entanto, ler em uma...

Bolsonaro\ covid-19\ mortes

   "E daí, querem que eu faça o quê?" Com essa indagação, o presidente Jair Bolsonaro (ufa, é Lei!) comentou o fato de o Brasil ter ultrapassado a China, nesta terça-feira, no número de mortos vítimas do vírus covid-19. Ora, presidente, quem pode quase tudo (como é o seu caso) pergunta o que fazer ao mundo, como se todos tivessem a resposta pronta! De quem foi a ideia de governar o país? Não foi sua, não?! Claro que não, né? Lá no fundo da sua cabecinha de capitão reformado do Exército, atleta imbatível, governar seria só ir ao Palácio do Planalto, todos os dias, e assinar a papelada  preparada pela assessoria, né? Óia no que deu, hein! Governar, presidente, é - principalmente - autorizar fazer certo! Pois é: o Ministério da Saúde informou, oficialmente, que já havia na 3ª feira 5.017 pessoas mortas no país por causa do covid-19. E, aqui no Brail, os casos confirmados estão mais concentrados na  Região Sudeste. Lá na China, os primeiros casos confirmados do novo c...