Pular para o conteúdo principal

Cidade Verde - poluição, meio ambiente, esgotos

Interessante! Aliás, absurdamente interessante! O teresinense orgulha-se de sua capital ter o apelido de Cidade Verde, pelo saudável volume de plantas e árvores que são a sua marca registrada. Mas, nos últimos dias, 'tá tudo verde, até mesmo (lamentavelmente) o rio que atravessa toda a cidade, de norte a sul, o Poty (registrado, porém, como Poti). É até um espetáculo bonito de se ver: aquela imensidão de canal - todo verdinho - cortando a cidade de note a sul, desde aquela curva por onde ele passa ao vir do Ceará até o seu encontro com o Parnaíba, no final da área urbana. Porém, lamentável por quê? Ora, exatamente porque, em toda essa área, ele está coberto pela planta aguapé (da espécie chamada macrófita aquática), cujo principal indicativo é de que a água do rio está contaminada; está doente.
  Ô, minha Nossa Senhora, Ô meu Deus - dirão os moradores das áreas afetadas, rezando por um milagre que os livre dos males que, com certeza, serão transmitidos naquelas águas. Sim, claro! Com certeza, males virão! Aquela poluição é gerada por restos de esgotos sanitários jogados nas águas do Poty por irresponsáveis donos de casas às margens. E, pela extensão daquele enorme 'tapete verde' estendido sobre o rio, a poluição não é pontual; é geral. Ou seja: não adianta o dono fazer a sua casa num certo ponto da margem, pensando livrar-se de dejetos e lançá-los a partir dali. Já estão no ponto!
   Outro item lamentável é que, historicamente, já se sabe que a situação será essa até que as chuvas voltem a cair com mais frequência e as macrófitas (aguapés e outras) sejam levadas pelas águas e os rios fiquem novamente limpos. Mais uma realidade lamentável é que, de modo geral,  as autoridades não conseguem impedir o lançamento de dejetos nos rios. Quando ficam sabendo, já aconteceu. E quem se arrisca a garantir que os infratores serão obrigados a corrigir a fraude? Hein? Hein? Esperem sentados, leitores! Existe aí, nesse emaranhado burocrático, uma minoria que manda. Uma máfia!
Um professor da Universidade Federal do Piauí - Mestre em Biologia e Doutor em Botânica -, autor de uma coluna diária no portal Cidade Verde, escreveu na sua coluna que um rio com aguapés tem um significado muito simples: cidade sem tratamento de esgotos. Pois é: o prof. Dr. Francisco Soares sintetizou bem o real resultado disso. Admitindo que obras de saneamento são realmente muito caras, lembrou porém que vão evitar a proliferação de doenças comuns e outras mortais, que podem vir  pela água ou por outros vetores que crescem na água. Em síntese, os esgotos em geral (residenciais, comerciais e, em especial, hospitalares) devem ser despejados longe do ser humano.  (et)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Portal AZ\ Censura continua...

   Teresina está completando nesta 4ª feira 13 dias com um dos seus principais portais de notícias - o Portal AZ - sendo divulgado com a mensagem "estamos sob censura" e a foto do seu diretor, na 1ª página, com uma tarja preta sobre a boca e a informação de que ele está preso e não pode escrever sua coluna - aliás, o material jornalístico mais lido, todos os dias, há mais de 20 anos, em todo o PI. Arimateia Azevedo - o preso - já é uma tradição nessa prática de ser perseguido e ter matérias fora de circulação; é comum, aqui em Teresina, ele ganhar causas na Justiça, quase todos os meses. A censura à liberdade de expressão - pior tipo de censura à imprensa - está sempre no seu encalço e é sempre vencida pela Constituição. Daí a estranheza de, agora, essa carta não ter sido cumprida.    Já escrevi aqui perguntando 'Cadê o CNJ?' 'Cadê a Constituição?' Ora, não é estranho a gente ler na Carta Magna que é proibida a censura à imprensa e, no entanto, ler em uma...

Bolsonaro\ covid-19\ mortes

   "E daí, querem que eu faça o quê?" Com essa indagação, o presidente Jair Bolsonaro (ufa, é Lei!) comentou o fato de o Brasil ter ultrapassado a China, nesta terça-feira, no número de mortos vítimas do vírus covid-19. Ora, presidente, quem pode quase tudo (como é o seu caso) pergunta o que fazer ao mundo, como se todos tivessem a resposta pronta! De quem foi a ideia de governar o país? Não foi sua, não?! Claro que não, né? Lá no fundo da sua cabecinha de capitão reformado do Exército, atleta imbatível, governar seria só ir ao Palácio do Planalto, todos os dias, e assinar a papelada  preparada pela assessoria, né? Óia no que deu, hein! Governar, presidente, é - principalmente - autorizar fazer certo! Pois é: o Ministério da Saúde informou, oficialmente, que já havia na 3ª feira 5.017 pessoas mortas no país por causa do covid-19. E, aqui no Brail, os casos confirmados estão mais concentrados na  Região Sudeste. Lá na China, os primeiros casos confirmados do novo c...