Pular para o conteúdo principal

Governadores do Nordeste X Bolsonaro


Os governadores dos Estados da Região Nordeste do Brasil, dizendo-se "vítimas recorrentes de ataques injustificáveis" do presidente Jair  Bolsonaro (Ufa! Vai passar...), divulgaram Nota Oficial, na 6ª feira, manifestando "repúdio à mais nova agressão" do capitão  comandante-em-chefe das Forças Armadas brasileiras, que agora agride também o Supremo Tribunal Federal e o seu ministro Luís Roberto Barroso, como "alvos de uma postura virulenta e destrutiva". A nota, assinada pelo presidente do bloco Governadores do Nordeste, Wellington Dias, do Piauí, e também por todos os governantes da região, diz ser "absolutamente inaceitável" que o Brasil enfrente "uma crise tão profunda, que tem provocado tantas perdas, em meio à tentativa de criar falsas guerras, sem argumentos, apenas com falácias e acusações destemperadas".

A nota dos governadores é uníssona. no sentido de que toda a região  Nordeste "luta pela vida e pela  superação de um quadro gravíssimo, que vem se transformando em tragédia". Os governadores garantem que "não deve existir outro foco que não seja a união de esforços em torno de soluções". O Brasil precisa - diz a nota - "de uma ação coordenada e solidária; não de omissões e desorientações; precisa de cuidados; da ciência; da orientação correta; da vacina".  E continuam os governadores: "Infelizmente, enquanto, do nosso lado, lutamos para imunizar as pessoas, não estamos isentos e imunes, diariamente, ao descontrole e à inação de quem lidera o Governo federal, sempre fomentando e acentuando descaradamente novas crises.

No dia anterior, nos jardins de entrada do Palácio da Alvorada - já na boca da noite -, Boçalnaro repetiu críticas às administrações estaduais e municipais que  decretam restrições à movimentação de pessoas nas suas cidades. O STF (Supremo Tribunal Federal) reafirmou que a autonomia para isso é do município, e então a Prefeitura é quem decide. No entanto, o capitão comandante-em-chefe das Forças Armadas brasileiras continua achando que nem o prefeito nem o governador estadual podem ter essa autonomia. Daí, então, continuam os desmandos de quem resiste assumir efetivamente a Chefia de Estado e a Chefia de Governo. E continua, contudo, ansioso para continuar ocupando os luxos e confortos palacianos.     (et)   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Portal AZ\ Censura continua...

   Teresina está completando nesta 4ª feira 13 dias com um dos seus principais portais de notícias - o Portal AZ - sendo divulgado com a mensagem "estamos sob censura" e a foto do seu diretor, na 1ª página, com uma tarja preta sobre a boca e a informação de que ele está preso e não pode escrever sua coluna - aliás, o material jornalístico mais lido, todos os dias, há mais de 20 anos, em todo o PI. Arimateia Azevedo - o preso - já é uma tradição nessa prática de ser perseguido e ter matérias fora de circulação; é comum, aqui em Teresina, ele ganhar causas na Justiça, quase todos os meses. A censura à liberdade de expressão - pior tipo de censura à imprensa - está sempre no seu encalço e é sempre vencida pela Constituição. Daí a estranheza de, agora, essa carta não ter sido cumprida.    Já escrevi aqui perguntando 'Cadê o CNJ?' 'Cadê a Constituição?' Ora, não é estranho a gente ler na Carta Magna que é proibida a censura à imprensa e, no entanto, ler em uma...

Bolsonaro\ covid-19\ mortes

   "E daí, querem que eu faça o quê?" Com essa indagação, o presidente Jair Bolsonaro (ufa, é Lei!) comentou o fato de o Brasil ter ultrapassado a China, nesta terça-feira, no número de mortos vítimas do vírus covid-19. Ora, presidente, quem pode quase tudo (como é o seu caso) pergunta o que fazer ao mundo, como se todos tivessem a resposta pronta! De quem foi a ideia de governar o país? Não foi sua, não?! Claro que não, né? Lá no fundo da sua cabecinha de capitão reformado do Exército, atleta imbatível, governar seria só ir ao Palácio do Planalto, todos os dias, e assinar a papelada  preparada pela assessoria, né? Óia no que deu, hein! Governar, presidente, é - principalmente - autorizar fazer certo! Pois é: o Ministério da Saúde informou, oficialmente, que já havia na 3ª feira 5.017 pessoas mortas no país por causa do covid-19. E, aqui no Brail, os casos confirmados estão mais concentrados na  Região Sudeste. Lá na China, os primeiros casos confirmados do novo c...