Pular para o conteúdo principal

Bolsonaro\ Pandemia\ Menosprezo

 Éééé... 'Tá difícil, hein! O presidente Jair Bolsonaro (Ufa! Vai passar...) continua minimizando a covid-19 e a pandemia, referindo-se à doença como se fosse uma coisa boba que só um idiota teme porque não sabe do que se trata. Nesta 6ª feira mesmo, ele disse que não vai vacinar-se agora, mas só no final da campanha de vacinação, porque 'tá todo mundo excessivamente preocupado e com medo de não se imunizar contra o coronavírus. O Boçalnaro quis fazer piadinha, dizendo que brasileiro não morre mais de outra doença; só de covid. e que a coisa 'ta em tal ponto que até o vírus da dengue já deve ter sido eliminado pelo corona; e que 'ja 'tá perto do fim da pandemia, pois as causas mortis são só covid-19.

O capitão comandante-em-chefe das Forças Armadas brasileiras contou que já "mandou" o novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga , apresentar ao Conselho um levantamento de quantas mortes, com as respectivas causas, foram registradas no Brasil nos últimos 5 anos. Aos simpatizantes, o presidente chegou a se queixar que a imprensa teria criticado a sua decisão de se vacinar por último. "Em vez da imprensa me elogiar, me critica", citou.

A resistência do presidente decorre também  da sua desconfiança da eficácia dos imunizantes. Além de desestimular medidas para conter o contágio pelo vírus ao longo de toda a pandemia, Boçalnaro,  por diversas vezes, colocou em dúvida a segurança das vacinas, mesmo após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso dessas imunizações no Brasil.  Segundo dados do consórcio de veículos de imprensa, 12,17% da população já foram vacinadas  com a primeira dose. O país, contudo, avança em ritmo lento na imunização e acumula, desde o início da pandemia, 369 mil mortes pelo coronavírus.

Com a alta nos casos e mortes registrada desde o mês passado, o presidente e o governo ajustarem o discurso quanto à vacinação. O chefe do Executivo e aliados passaram a defender a imunização para a retomada da economia. Agora, o governo tenta compensar o atraso nas negociações das vacinas e seus insumos. O Ministério da Saúde também não tem atualizado os cronogramas de entregas das vacinas, depois de críticas por recuos nas previsões de doses que chegariam a cada mês. 

Após o apelo de governadores que se reuniram, na 6ª feira, com representantes da ONU, a organização anunciou a antecipação da entrega de doses ao Brasil, e no sábado, o Ministério da Saúde anunciou que o governo brasileiro deve receber 4 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra a covid-19,  em maio.  (et)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Portal AZ\ Censura continua...

   Teresina está completando nesta 4ª feira 13 dias com um dos seus principais portais de notícias - o Portal AZ - sendo divulgado com a mensagem "estamos sob censura" e a foto do seu diretor, na 1ª página, com uma tarja preta sobre a boca e a informação de que ele está preso e não pode escrever sua coluna - aliás, o material jornalístico mais lido, todos os dias, há mais de 20 anos, em todo o PI. Arimateia Azevedo - o preso - já é uma tradição nessa prática de ser perseguido e ter matérias fora de circulação; é comum, aqui em Teresina, ele ganhar causas na Justiça, quase todos os meses. A censura à liberdade de expressão - pior tipo de censura à imprensa - está sempre no seu encalço e é sempre vencida pela Constituição. Daí a estranheza de, agora, essa carta não ter sido cumprida.    Já escrevi aqui perguntando 'Cadê o CNJ?' 'Cadê a Constituição?' Ora, não é estranho a gente ler na Carta Magna que é proibida a censura à imprensa e, no entanto, ler em uma...

Bolsonaro\ covid-19\ mortes

   "E daí, querem que eu faça o quê?" Com essa indagação, o presidente Jair Bolsonaro (ufa, é Lei!) comentou o fato de o Brasil ter ultrapassado a China, nesta terça-feira, no número de mortos vítimas do vírus covid-19. Ora, presidente, quem pode quase tudo (como é o seu caso) pergunta o que fazer ao mundo, como se todos tivessem a resposta pronta! De quem foi a ideia de governar o país? Não foi sua, não?! Claro que não, né? Lá no fundo da sua cabecinha de capitão reformado do Exército, atleta imbatível, governar seria só ir ao Palácio do Planalto, todos os dias, e assinar a papelada  preparada pela assessoria, né? Óia no que deu, hein! Governar, presidente, é - principalmente - autorizar fazer certo! Pois é: o Ministério da Saúde informou, oficialmente, que já havia na 3ª feira 5.017 pessoas mortas no país por causa do covid-19. E, aqui no Brail, os casos confirmados estão mais concentrados na  Região Sudeste. Lá na China, os primeiros casos confirmados do novo c...