Pular para o conteúdo principal

(reaproveitada) Brilhante: novo admirador

 

O coronel do Exército Carlos Alberto Brilhante Ulstra, guru do presidente Jair Bolsonaro (Ufa! Vai passar...), que o adorava porque - confessado pelo próprio capitão - foi o grande torturador que ele mesmo não conseguiu ser, foi na verdade, para o vice-presidente Hamilton Mourão, "um homem de honra e respeitador dos direitos humanos dos seus subordinados".  Estranho, hein, general, quem era à época tão conhecido, exatamente por ser um tresloucado torurador, ser também respeitador de direitos humanos!

   Hamilton Mourão falou sobre o coronel Ulstra a uma rede de Tv alemã, à qual informou ter sido ele o seu comandante no Exército, em fins de 1970, e frisou que muitas coisas que falam dele ("posso dizer, porque tive amizade próxima com ele") não são verdadeiras. Sim, coronel, mas convenhamos que uma verdade tão sólida como aquela não pode ser 'não verdadeira'. Então, por mais que o tenhamos como 'respeitador de direitos  humanos', ele não está isento da acusação de torturador,  a pior das que podem ser imputadas a um ser humano, e, portanto, também não deve ser perdoado seu admirador. 

   Pois é: o presidente Boçalnaro já chegou a chamar o coronel de "herói nacional" e dizer que ele evitou que "o país caísse naquilo que a esquerda hoje em dia quer". Isso ele disse depois de um encontro, no Palácio do Planalto, com a viúva do coronel, Joseíta Brilhante Ustra, no ano passado. quando falou: "Eu sou apaixonado por ela. Tive contatos com o marido dela, um herói nacional". 

   Ah, não, capitão, poderia ter me poupado dessa... (et)

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Portal AZ\ Censura continua...

   Teresina está completando nesta 4ª feira 13 dias com um dos seus principais portais de notícias - o Portal AZ - sendo divulgado com a mensagem "estamos sob censura" e a foto do seu diretor, na 1ª página, com uma tarja preta sobre a boca e a informação de que ele está preso e não pode escrever sua coluna - aliás, o material jornalístico mais lido, todos os dias, há mais de 20 anos, em todo o PI. Arimateia Azevedo - o preso - já é uma tradição nessa prática de ser perseguido e ter matérias fora de circulação; é comum, aqui em Teresina, ele ganhar causas na Justiça, quase todos os meses. A censura à liberdade de expressão - pior tipo de censura à imprensa - está sempre no seu encalço e é sempre vencida pela Constituição. Daí a estranheza de, agora, essa carta não ter sido cumprida.    Já escrevi aqui perguntando 'Cadê o CNJ?' 'Cadê a Constituição?' Ora, não é estranho a gente ler na Carta Magna que é proibida a censura à imprensa e, no entanto, ler em uma...

Regina\ Bolsonaro\ (des)prestígio?

  Ora, ora! Então, a Excelentíssima Secretária Especial de Cultura da Presidência da República achou-se vítima de  "matérias tendenciosas e maldosas", feitas por jornalistas que chamou de "venenosos" em entrevista concedida no último sábado?! Porém, desde que foi nomeada para essa Secretaria, pelo presidente Jair Bolsonaro (ufa, é lei, né?), tem sido vítima - mesmo - é de gente da própria ala ideológica do governo, onde ela se acomodava bem, e de outra ala onde era muito querida (a artística), que, tal qual Sérgio Moro com a sua, largou em troca - certamente - de alguma promessa muito vantajosa.    Realmente, a ex-namoradinha do Brasil não está assim tão prestigiada no governo, não! Vejam que o secretário adjunto da pasta, Pedro Horta, foi exonerado no dia anterior (6ª feira), sem ela saber, por decisão do ministro Braga Netto, da Casa Civil. Horta chegou à secretaria adjunta no final de abril, após ter sido chefe de gabinete de Regina. Da mesma forma (sem ela s...