Pular para o conteúdo principal

Impeachment\ E agora? Vai?


   Devemos parar e raciocinar sobre pedir ou não o impeachment do presidente Jair Bolsonaro (Ufa! Vai passar...), que o  partido Cidadania falou ontem\22 em processar na Câmara dos Deputados? Ora, de imediato, como primeiro raciocínio, NÃO! O partido tem todo direito; é uma questão dele. E temos, lá no Congresso, 513 deputados federais e 81 senadores para esse posicionamento. Por que quer o Cidadania cassar o Boçalnaro? Porque ele disse que não participaria do projeto chinês de fazer vacina contra o coronavírus, minimizando assim o ministro da Saúde, general Pazuello, que havia garantido a participação brasileira. Bem... Aí, a porca torce o rabo! Pessoalmente, reservo-me o direito de opinar com o partido. Um ministro de Estado - mesmo se ainda fosse interino - representa o país.

    É o caso de perguntar: e aí, seu Jair, uma questão ideológica vai ter essa força? Só porque a vacina é de origem chinesa o ministro deixará de ser o Governo? Tem mesmo, Vossa Excelência, consciência plena e verdadeira do que a sua posição vai representar no contexto mundial? Ô, capitão, a frustração de não viver numa ditadura militar (como já foi confessado) não pode ser desculpa p'ra fazer o que quiser e até descumprir promessa de acordo internacional, como que jogando no lixo a palavra empenhada, só porque foi assumida junto a um país anteriormente comunista (e hoje muito mais explorador do trabalho humano que os maiores exploradores capitalistas)? Ora, capitão Boçalnaro! O santo é de barro!  

   Bem... Se não vingar a pretensão do Cidadania (outrora comunista), já surgiu outra razão até com mais carga de crime de responsabilidade: o capitão que (parece) não sabe a importância da sua posição no contexto mundial poderá ser processado, desta vez por ter sido garoto propaganda de um cursinho preparatório para concursos na Polícia Federal e na Polícia Rodoviária Federal, onde o filho dele Eduardo Bolsonaro (deputado federal) fazia palestras e que pertence a um amigo da família. Jair Bolsonaro (Vai passar...) saudou os alunos do cursinho dizendo que não desanimassem e que teria o maior prazer em dar posse a todos eles.     (et)




 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Portal AZ\ Censura continua...

   Teresina está completando nesta 4ª feira 13 dias com um dos seus principais portais de notícias - o Portal AZ - sendo divulgado com a mensagem "estamos sob censura" e a foto do seu diretor, na 1ª página, com uma tarja preta sobre a boca e a informação de que ele está preso e não pode escrever sua coluna - aliás, o material jornalístico mais lido, todos os dias, há mais de 20 anos, em todo o PI. Arimateia Azevedo - o preso - já é uma tradição nessa prática de ser perseguido e ter matérias fora de circulação; é comum, aqui em Teresina, ele ganhar causas na Justiça, quase todos os meses. A censura à liberdade de expressão - pior tipo de censura à imprensa - está sempre no seu encalço e é sempre vencida pela Constituição. Daí a estranheza de, agora, essa carta não ter sido cumprida.    Já escrevi aqui perguntando 'Cadê o CNJ?' 'Cadê a Constituição?' Ora, não é estranho a gente ler na Carta Magna que é proibida a censura à imprensa e, no entanto, ler em uma...

Bolsonaro\ covid-19\ mortes

   "E daí, querem que eu faça o quê?" Com essa indagação, o presidente Jair Bolsonaro (ufa, é Lei!) comentou o fato de o Brasil ter ultrapassado a China, nesta terça-feira, no número de mortos vítimas do vírus covid-19. Ora, presidente, quem pode quase tudo (como é o seu caso) pergunta o que fazer ao mundo, como se todos tivessem a resposta pronta! De quem foi a ideia de governar o país? Não foi sua, não?! Claro que não, né? Lá no fundo da sua cabecinha de capitão reformado do Exército, atleta imbatível, governar seria só ir ao Palácio do Planalto, todos os dias, e assinar a papelada  preparada pela assessoria, né? Óia no que deu, hein! Governar, presidente, é - principalmente - autorizar fazer certo! Pois é: o Ministério da Saúde informou, oficialmente, que já havia na 3ª feira 5.017 pessoas mortas no país por causa do covid-19. E, aqui no Brail, os casos confirmados estão mais concentrados na  Região Sudeste. Lá na China, os primeiros casos confirmados do novo c...