Pular para o conteúdo principal

A UTOPIA DA COISA PÚBLICA



   'Taí u'a medida acertada, neste Piauí véio. Antes, no entanto,  tomara que aconteça. Afinal, nas muitas das vezes, coisas boas imaginadas não passam disso. É preciso vontade política! Mas vamos torcer p'ra dar certo. A ideia é ótima! E a chefa do Ministério Público do Estado, Carmelina Mendes Moura, já recomendou a medida às 224 prefeituras municipais, pedindo informações se há atrasos no pagamento de servidores efetivos, terceirizados e comissionados, e alguma delas já programou gastos em festas carnavalescas neste ano. 
   O funcionamento dos serviços públicos é uma prioridade para os eleitores, explicou o  promotor Sinobilino Pinheiro, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção e de Defesa do Patrimônio Público (Cacop). Para ele, é preciso levar em conta que a maioria da população "não quer festas públicas de carnaval sabendo que no seu posto de saúde não tem médico, ou outro profissional de saúde, por estarem as categorias com salários em atraso". Pinheiro diz que é a população deve ver "razoabilidade nos gastos públicos”. 
   É verdade, gente! Brincar de barriga vazia? Ora, ora! Principalmente brincar o carnaval, uma atividade desgastante e consumidora de energia. Aah, não! Desafiar a Lei de Deus é pecado capital! Quer dizer: vamos gastar muito (folia com pão-duragem não dá certo), para satisfação de u'a minoria e a desgraça de u'a maioria já naturalmente desassistida, em nome de quê? Como a própria festa já indica, em nome de uma festança em homenagem aos abusos carnais. E os trabalhadores sem salários p'ra comprar comida? Hein? E as crianças sem comida nas creches? E os recém-nascidos desassistidos nas maternidades?
   Como diria Castro Alves, " Ó, mar, porque não apagas com a esponja de tuas vagas, do teu manto, esse borrão?" Que venham astros, noites e tempestades varrer nossas verdades... Limpar a nossa realidade nesse imenso oceano de mentiras e falsidades que vem a ser a coisa pública (a res-publica).
    A intenção da Procuradoria Geral de Justiça do Piauí era fazer essa limpeza até o final desta semana (16/fev), mas...
    Sinobilino Pinheiro chegou a escrever:“A recomendação também serve para prevenir aqueles gestores municipais que pensam em empenhar recursos, ou para aqueles que já empenharam, os suspendam".


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Portal AZ\ Censura continua...

   Teresina está completando nesta 4ª feira 13 dias com um dos seus principais portais de notícias - o Portal AZ - sendo divulgado com a mensagem "estamos sob censura" e a foto do seu diretor, na 1ª página, com uma tarja preta sobre a boca e a informação de que ele está preso e não pode escrever sua coluna - aliás, o material jornalístico mais lido, todos os dias, há mais de 20 anos, em todo o PI. Arimateia Azevedo - o preso - já é uma tradição nessa prática de ser perseguido e ter matérias fora de circulação; é comum, aqui em Teresina, ele ganhar causas na Justiça, quase todos os meses. A censura à liberdade de expressão - pior tipo de censura à imprensa - está sempre no seu encalço e é sempre vencida pela Constituição. Daí a estranheza de, agora, essa carta não ter sido cumprida.    Já escrevi aqui perguntando 'Cadê o CNJ?' 'Cadê a Constituição?' Ora, não é estranho a gente ler na Carta Magna que é proibida a censura à imprensa e, no entanto, ler em uma...

Regina\ Bolsonaro\ (des)prestígio?

  Ora, ora! Então, a Excelentíssima Secretária Especial de Cultura da Presidência da República achou-se vítima de  "matérias tendenciosas e maldosas", feitas por jornalistas que chamou de "venenosos" em entrevista concedida no último sábado?! Porém, desde que foi nomeada para essa Secretaria, pelo presidente Jair Bolsonaro (ufa, é lei, né?), tem sido vítima - mesmo - é de gente da própria ala ideológica do governo, onde ela se acomodava bem, e de outra ala onde era muito querida (a artística), que, tal qual Sérgio Moro com a sua, largou em troca - certamente - de alguma promessa muito vantajosa.    Realmente, a ex-namoradinha do Brasil não está assim tão prestigiada no governo, não! Vejam que o secretário adjunto da pasta, Pedro Horta, foi exonerado no dia anterior (6ª feira), sem ela saber, por decisão do ministro Braga Netto, da Casa Civil. Horta chegou à secretaria adjunta no final de abril, após ter sido chefe de gabinete de Regina. Da mesma forma (sem ela s...